Itapevi promove formação para coordenadores de serviços de emergência

Na sexta-feira (15), a Secretaria de Saúde e Bem-Estar de Itapevi promoveu mais uma oficina “Compartilhando Experiências para Transformar o Cuidado”. A iniciativa acontece desde maio deste ano e tem como objetivo humanizar e qualificar o atendimento no ambiente médico-hospitalar.

A formação aconteceu com 15 coordenadores dos serviços de emergência de UBSs (Unidades Básicas de Saúde), USFs (Unidades de Saúde da Família), Assistência Farmacêutica, Odontologia, Administrativa e Saúde Mental do município e o debate foi realizado no CRM (Centro de Referência da Mulher), na cidade Saúde. Os beneficiados foram médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e psicólogos.

A ação é coordenada pela NEP (Núcleo de Educação Permanente), ligado à Secretaria de Saúde de Bem Estar. As oficinas, compostas de palestras e dinâmicas de grupo, têm duração de quatro horas diárias e contam com psicólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem ministrando o conteúdo.

As formações têm como propósito central facilitar os trabalhos administrativos dentro do setor de saúde pública. São abordados temas, como: inteligência emocional, resiliência, comunicação, negociação, planejamento, funcionamento de estrutura interna, equilíbrio emocional e tomada de decisões.

“Atuamos com a transversalidade do conhecimento. Quando chamamos de troca de experiências queremos dizer que não apenas nos debruçamos sobre os conceitos e práticas e obrigamos que se faça o que ensinamos, mas estamos aptos a dialogar e encontrar soluções baseadas na perspectiva da dinâmica diária de trabalho daquele profissional”, destacou o coordenador do CRM e da oficina, o psicólogo Dr. José Augusto da Silva.

Ele ainda argumenta que o trabalho de formação é contínuo na rede. “Nosso objetivo é melhorarmos o atendimento, respeitando a especificidade de cada atuação profissional”. Segundo ele, o intuito é de que as oficinas se estendam a todos os profissionais da saúde nos próximos anos.

Silva conta que as oficinas já foram ministradas para cerca de 200 profissionais administrativos e da Saúde no Pronto Socorro Central, no SAMU (Serviços de Atendimento Móvel de Urgência), agentes comunitários de saúde, médicos e profissionais da recepção.   

Preocupação com a qualidade dos novos profissionais

Na sexta-feira (8), a Prefeitura empossou 27 novos servidores públicos municipais na área da Saúde. Os novos concursados ocupam os cargos de Especialista em Saúde – Coordenação em Enfermagem (Enfermeiro) (12), Técnico em Saúde – Auxiliar em Saúde Bucal (1) e Técnico em Saúde – Enfermagem II (Técnico de Enfermagem) (14).

Nesta segunda-feira (11) eles iniciaram o trabalho de integração no CRM. “Assim como na iniciativa privada, antes de iniciarem os trabalhos, os novos servidores da Saúde assistiram palestras sobre fluxos de trabalhos diários em suas respetivas novas funções nestes setores”, explicou Silva.

De acordo com o coordenador, os recém-contratados tiveram contato com os profissionais da Prefeitura responsáveis pela Medicina do Trabalho, receberam informações sobre direitos e deveres do servidor concursado com as equipes do Recursos Humanos da Secretaria de Administração, Gestão e Tecnologia e conheceram o funcionamento de trabalho dos locais onde irão trabalhar para se familiarizarem com a nova rotina.

Investindo cada vez mais em capacitação

Nesta mesma perspectiva de ouvir o cidadão e atender suas necessidades satisfatoriamente, em setembro deste ano, a Prefeitura de Itapevi deu início ao curso de “Excelência no Atendimento ao Público”, com o objetivo de também humanizar o atendimento ao cidadão e melhorar o relacionamento entre os servidores públicos e a população.

De lá para cá, 400 servidores de todas as secretarias municipais participaram do treinamento. O curso aconteceu nos dias 15, 18, 25 de setembro e 2 de novembro.

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