Palestras antidrogas são ministradas a estudantes de Itapevi

palestras_antidrogasEstudantes da E.E. Air Ferreira do Nascimento, na Vila Esperança, participaram de uma série de palestras voltadas à prevenção às drogas e à violência. Mantidas pelo COMADI (Conselho Municipal Antidrogas de Itapevi), órgão vinculado à Prefeitura, as palestras visam afastar adolescentes e jovens da cidade da influência dos entorpecentes.

Ao longo de um mês, em encontros semanais, os estudantes acompanharam as palestras ministradas pelo ex-usuário de drogas, Robson de Freitas. Nascido e criado em Itapevi, Robson foi viciado durante dez anos, e, consequentemente, após dois anos de envolvimento com as drogas como a maconha, a cocaína e o crack, entrou para o crime, chegando a ser preso.

A escola, que atende a 600 alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, e tem seu prédio compartilhado com uma escola municipal, já recebeu outras palestras realizadas por profissionais vinculados à Prefeitura de Itapevi, tratando de temas como saúde e sexualidade na adolescência. “Com a Prefeitura, nossa parceria é total. Afinal, a escola é voltada à comunidade e todo trabalho é destinado aos nossos cidadãos”, ressaltou a diretora da unidade, Maria Cecília de Azevedo.

Há dezoito anos livre das drogas, Robson promove palestras há dez anos, em várias empresas, escolas, orfanatos e Fundações Casa do estado, principalmente em Itapevi. Convidado pela educadora Nelci do Prado, Robson fez, na quarta-feira (12), sua última palestra na escola, interagindo com centenas de alunos, pais e funcionários da escola.

Ao final, palestrante e membros do COMADI foram homenageados pela equipe da escola. Para a diretora, a série de palestras foi muito positiva para a comunidade. “Observamos que as atividades comoveram nossos alunos, pela própria experiencia de vida de Robson. Muitos deles compartilharam experiências entre familiares e amigos. Essas palestras somente enriquecem o trabalho desenvolvido pela equipe da escola entre os alunos”, conta a educadora.

Relacionados