Bolsistas do Programa Conexão Jovem recebem certificado para atuarem na Prefeitura de Itapevi

Os bolsistas contratados pela Prefeitura de Itapevi para o Programa Conexão Jovem receberam seus certificados de qualificação e preparo na tarde da segunda-feira (10), no salão da Comunidade Kolping Cristo Rei, e deram início as suas atividades a partir da terça-feira (11).

Durante o treinamento para ingresso nas atividades da administração municipal, os alunos participaram de palestras sobre diversos temas, como trabalho em equipe, atendimento telefônico e pessoal, postura profissional, habilidade e competência, currículo e entrevista, entre outros, além de um curso de informática básica e teste vocacional.

O evento contou com a presença do prefeito Jaci Tadeu, que foi um dos palestrantes durante a capacitação dos alunos. “Não existe coisa melhor do que aprender se divertindo e ainda ganhar uma bolsa pra isso. Nós vamos cobrar de vocês, mas com certeza faremos com que estes meninos e meninas saiam do programa com um pensamento maduro e visão de futuro. Aproveitem esta oportunidade; nós só queremos o bem para todos vocês”, declarou Jaci Tadeu. 

Os bolsistas, que foram selecionados entre mais de mil candidatos, foram distribuídos pelas secretarias e departamentos municipais, em especial setores relacionados à tecnologia da informação.

“Este programa é único em toda nossa região. Nós procuramos espalhar os jovens pelas secretarias de acordo com o perfil de cada um, e friso que é muito importante a participação dos senhores pais, no acompanhamento deste processo de aprendizagem de seus filhos”, falou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sandra Mendes.

O programa Conexão Jovem é uma oportunidade profissional aos jovens estudantes de Itapevi, que cursam o Ensino Médio, regular ou técnico, da rede pública de ensino e que tenham entre 15 e 17 anos.

“O Governo dá esta oportunidade para vocês, mas também exige a postura necessária para o trabalho. Nosso intuito é preparar estes adolescentes, pois são eles que tomarão conta da nossa cidade”, afirmou a secretária de Governo, Ruth Banholzer.

A entrega dos certificados também contou com a presença dos secretários Fábio Andrade (Administração) e Laila Chaluppe (Mulher), e dos vereadores Alexandre Rodrigues, Inácia dos Santos e Paulo Rogiério (Prof. Paulinho).

Os estudantes contratados receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 500,00 e atuarão nos setores públicos em 25 horas semanais. “Como disse o prefeito Jaci Tadeu, o nível dos bolsistas aprovados foi altíssimo. Então, queremos que vocês mostrem ainda mais capacidade e evoluam mais a cada dia”, declarou Prof. Paulinho.

Criado em 2005 como Projeto Inclusão Jovem, a ação oferecia aos estudantes a oportunidade de estagiar nos laboratórios de informática das escolas da rede municipal de ensino de Itapevi. Em três anos, garantiu qualificação de mais de mil jovens de Itapevi.

Em 2009, foi ampliado e tornou-se um programa de governo, ampliando seu raio da atuação e permitindo que os bolsistas pudessem atuar nos demais setores da Prefeitura.

Relacionados