‘Operação Cata-Bagulho’ segue pelas ruas de Itapevi

A Prefeitura de Itapevi, que segue promovendo políticas sócio-ambientais, mantém através da Secretaria do Meio Ambiente a operação Cata-Bagulho. A medida incentiva a população a estabelecer critérios de proteção ao meio ambiente, prevenindo no descarte irregular de matérias inservíveis, além de contribuir para a diminuição de enchentes e infestação de insetos e roedores.

A ação é uma maneira de destacar a importância do descarte consciente, assim como da reciclagem. “Frequentemente descarta-se esses materiais em terrenos baldios ou em beira de rios e córregos da cidade, favorecendo o aparecimento de ratos e causando alagamentos. Com essa ação, vamos estimular a destinação correta desses materiais”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Evangelista Limas.

Entre os materiais em desuso que são coletados estão sofás, colchões, camas, pneus, geladeiras, armários e fogões, que após serem recolhidos são separados por tipo e encaminhados à Cooperativa de Catadores de Material Reciclável, que encaminha às empresas de reciclagem. É importante ressaltar que restos de obras de construções (entulho) e eletroeletrônicos não são recolhidos pelos agentes.

São ressaltados os riscos de se jogar entulhos em córregos e áreas públicas da cidade. Além de provocar a obstrução das vias pluviais, podendo causar alagamentod, os objetos alocados em lugares incorretos podem armazenar água e aumentar as chances de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Para intensificar os resultados e atingir mais moradores, a Secretaria agora trabalha com agendamento. O cidadão interessado precisa entrar em contato com a pasta através do número 4205-4345, e solicitar a visita dos agentes para a retirada do material em desuso. Vale lembrar trabalho de manter uma cidade limpa é uma ação conjunta entre a população e o governo municipal.

Relacionados