O Conselho Municipal apoiado pela Secretaria da Saúde e Administração Municipal realiza a 5ª Conferência de Saúde no próximo dia 30. Esse evento é um mecanismo democrático que garante a participação da sociedade nas políticas de saúde municipal, regional, estadual e nacional.
Como atividades preparatórias, estão sendo realizadas 4 etapas de pré-conferências, nos bairros da cidades durante esta semana. Dentre os temas estão: Direito à Saúde, Garantia de Acesso à Atenção de Qualidade e Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Participação Social e Reformas Democráticas e Populares do Estado; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde e Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Financiamento do SUS e Relação Público Privado e Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS.
O objetivo é avaliar e discutir temas específicos para propor novas diretrizes da política de saúde. Também, durante a fase municipal elegem-se delegados para as Conferências Estadual e Nacional. Para concorrer às vagas, o interessado deve ter participado pelo menos de uma das pré-conferências.
O chamamento da etapa municipal é de competência do Conselho Municipal de Saúde, formado por integrantes das secretarias da Saúde, de Assistência Social e Cidadania e de Educação. Os interessados devem acompanhar o cronograma abaixo, comparecendo aos locais indicados.
Confira as datas, horários e locais das próximas pré-conferências:
07 de maio– às 13h, na Igreja Universal do Reino de Deus (rua São
Paulo, 161 – Amador Bueno);
08 de maio– às 13h, no CEMEB Mario Tomaz de Oliveira (rua Nelson
Ferreira da Costa, 820 – Jd. Vitápolis);
5ª Conferência Municipal de Saúde
30 de maio, às 8h30
Centro de Formação de Professores Anísio Spínola Teixeira (rua Prof. Irineu Chaluppe, 65, Centro)