Obras de canalização do rio Barueri-Mirim avançam em Itapevi

Maior investimento público já realizado na cidade, a canalização do rio Barueri-Mirim tem como objetivo reduzir os índices de inundações no município. Atualmente, a empresa responsável pelos trabalhos atua em diversas frentes de ação, nos bairros Jardim Vitápolis, Jardim Dona Elvira e Cidade Saúde, e já canalizou mais de 1,5 km do rio.

Segundo a Secretaria de Planejamento, ao longo do rio estão sendo implantadas cinco mil peças de concreto em formato de ‘L’. Para isso, é necessário desviar o curso do rio e baixar o volume de águas para implantação das placas. Antes da colocação das peças, a Prefeitura executa a limpeza e a dragagem (escavação para aumento de profundidade) do leito do rio.

Esta é a primeira etapa do grande projeto de macrodrenagem, que inclui ainda a canalização do córrego Sapiantã (entre o Jardim Santa Rita e a Cohab), além da construção de pontes e passarelas ao longo das vias fluviais e de novos piscinões de retenção de água das chuvas.

O projeto foi desenvolvido pela equipe técnica comandada pelo prefeito Jaci Tadeu, quando ocupou o cargo de secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura, entre 2005 e 2012. “Para viabilizar o projeto, nós buscamos parceria com o Governo Federal, que incluiu a ação no pacote de investimentos do PAC 2 (Plano de Aceleração do Crescimento)”, ressaltou o prefeito.

As ações estão sendo custeadas a partir de R$ 96,9 milhões em recursos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal, conforme o andamento dos serviços. Trata-se de um crédito que a Prefeitura possui com instituição bancária, que paga diretamente às empresas responsáveis pelas obras, conforme elas vão avançando as etapas do projeto.

Ações preventivas

Além das obras de canalização do rio Barueri-Mirim e do córrego Sapiantã, a Prefeitura mantém os serviços preventivos a inundações na cidade. Máquinas e profissionais atuam na limpeza de bocas de lobo em diversos pontos do município, e na manutenção do piscinão de retenção de água, localizado na avenida Rubens Caramez, no Parque Suburbano.

 

Relacionados