Novas armas de choque reforçam arsenal da Guarda Civil de Itapevi

Nesta sexta (3), a Prefeitura de Itapevi entregou 50 armas de choque para os agentes da Guarda Civil. Conhecido popularmente como taser, o equipamento tem capacidade de disparo de 6 a 8 metros e aumentará o poder dos agentes da corporação para garantir a segurança no município.

A entrega aconteceu no Paço Municipal e contou com a presença do prefeito Igor Soares, do vice-prefeito, Marcos Godoy, o Teco, do secretário de Segurança, Trânsito e Transportes, Kleber Maruxo, e do comandante da corporação, Humberto Araújo, além de vereadores, secretários municipais e outras autoridades.
 
“A Guarda faz a diferença no policiamento ao atender cerca de 70% das ocorrências policiais na cidade”, disse o prefeito. “Investiremos em tecnologia e treinamento atrelados e a utilização das armas de choque será apenas nossa primeira medida”, afirmou. É importante lembrar que, mesmo com a colaboração da Guarda, a responsabilidade pela segurança pública no município é do Governo do Estado.
 
A corporação recebeu, ainda em 2016, 50 novos tasers do programa “Crack, É Possível Vencer”, em convênio com o Ministério da Justiça e Cidadania. No entanto, faltava a contratação de uma equipe especializada para ensinar os agentes a manusear o equipamento. Na sexta-feira passada (26), 29 agentes da Guarda Civil Municipal de Itapevi (GCM) finalizaram o curso de instruções para a utilização das armas de choque não-letais.
 
“A capacitação dos agentes é uma grande conquista para que todos estejam preparados para uma abordagem que atenda aos requisitos do Policiamento Comunitário” , disse o comandante da GCM de Itapevi, Humberto Araújo. “Com isso, a vida humana é sempre preservada”.
 
Além do armamento, a Guarda Civil recebeu do programa duas motocicletas, dois veículos e um micro-ônibus de monitoramento por câmeras, avaliado em R$ 870 mil. A GCM já realizou neste ano 40 das 80 horas de cursos de qualificação anuais exigidas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.
 
Apenas para utilização da arma de choque foram 8 horas de curso. Os oficiais receberam também cursos de Técnica Operacional, Procedimentos das Guardas Municipais, Armamento, Munição e Tiro. A segunda turma inicia o curso no dia 10 de fevereiro e será formada por 26 alunos. Ao todo, serão capacitados 55 agentes para utilização das armas de choque.
 

Relacionados