Prefeito Igor Soares traz Exército para ajudar no combate ao Aedes em Itapevi

Neste sábado (4), a Prefeitura de Itapevi realizou mais um Mutirão de Combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, no Jardim Santa Rita. A ação é a terceira consecutiva e teve reforço do Exército Brasileiro, que disponibilizou 34 soldados do 20° GACL (Grupo de Artilharia Aéreo de Campanha Leve – Grupo Bandeirante), situado em Barueri, para ajudar a conscientizar a população e a eliminar focos do mosquito.

O prefeito Igor Soares compareceu ao mutirão, auxiliou as equipes de limpeza do Cata-Bagulho e agentes da Vigilância Epidemiológica orientando a população sobre os cuidados e a forma de combate ao mosquito. Cerca de 150 servidores, entre agentes de saúde e profissionais de limpeza, participaram da ação. No próximo sábado (11), as equipes estarão, a partir das 8h, o bairro Parque Suburbano.
 
As ações da Prefeitura com o apoio do Exército Brasileiro contra o mosquito serão realizadas nos bairros de Itapevi até abril, período em que a incidência do mosquito aumenta em todo o país.Ao todo, as equipes recolheram, dentre lixo, entulho e Cata Bagulho 105 toneladas de materiais no bairro. Segundo o secretário de Infraestrutra e Serviços Municipais, Ramon Medrano, em apenas uma semana, na Vila e Jardim Santa Rita, foram retiradas cerca de 240 toneladas.
 
A secretária de Saúde, Luiza Nasi, esclareceu que a iniciativa capitaneada pela pasta é uma importante prestação de serviço às pessoas. “Fizemos desde o início do ano um levantamento estatístico com as principais áreas onde há foco do vetor das doenças. A partir desse mapeamento, traçamos um rápido plano de ação capaz de antecipar e prevenir contra o problema”, explicou. A equipe de Vigilância Epidemiológico orientou 684 residências, colocou 65 telas em caixas d’água e exterminou 29 larvas do mosquito.
 
O trabalho é uma parceria das secretarias de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Saúde e Bem Estar e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.
 
Balanço do Mutirão
 
A campanha de combate à dengue iniciou-se no dia 7 de janeiro. Desde então, a administração municipal tem trabalhado para conscientizar a população sobre a importância de eliminar os focos do mosquito, realizando ações de rotina e mutirões nos bairros, distribuindo informativos e colocando banners e outdoors em pontos estratégicos da cidade.
 
Os mutirões de combate ao Aedes já percorreram mais de 70 ruas da Vila e do Jardim Santa Rita desde 21 de janeiro. Equipes de limpeza e da operação Cata-Bagulho, que acompanham a ação, já recolheram mais de 240 toneladas de entulho que, guardado em casa ou jogado na rua, poderia facilitar a proliferação do mosquito.
 
Desde o início do ano, a campanha contra o Aedes aegypti já visitou mais de 7.100 casas de diversos bairros da cidade e eliminou 250 criadouros do mosquito. No período, Itapevi registrou 18 notificações de suspeita de dengue – cinco foram descartadas e 13 estão em investigação. Foram registradas uma suspeita de zika e uma de chikungunya. Ambas estão em investigação, segundo a Secretaria de Saúde.
 

Relacionados