Na Cohab II, Igor Soares lança programa Cidade Bela No Seu Bairro

Com o propósito de revitalizar as áreas públicas do município e garantir a melhoria no paisagismo, a Prefeitura de Itapevi lançou, neste sábado (22), o Programa Cidade Bela No Seu Bairro, na Cohab II. O evento contou com a presença do prefeito Igor Soares, que também assinou uma ordem de serviço autorizando o recapeamento asfáltico de ruas no bairro a partir desta segunda-feira (24).

Durante o ato oficial, centenas de moradores, comerciantes, secretários municipais e vereadores acompanharam as ações de zeladoria urbana, que começaram já no dia do lançamento.

O Cidade Bela No Seu Bairro consiste na realização de mutirões constantes para atender toda a cidade com os serviços de limpeza e varrição de ruas, pintura de guias, sarjetas e postes, retirada de detritos de bueiros, bocas de lobo e córregos, além de corte de mato e coleta de lixo. As equipes de limpeza urbana ainda colocaram placas informativas sobre a importância de não descartar lixo ou entulho em local irregular. Nestes casos, a multa pode chegar a R$ 14.880,00; para denunciar a prática, a população pode acionar o telefone 156.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Ramon Medrano de Almada, aproximadamente 60 funcionários farão os serviços necessários pelos próximos 15 dias. Serão utilizados para as ações caminhões prensa, trucados, basculantes, de carroceria para transportes e de materiais e equipes, retroescavadeiras, além de um veículo de hidrojateamento para a limpeza das vias públicas.

Durante o evento, o prefeito Igor Soares lembrou que as ações do Cidade Bela No Seu Bairro integram o programa Cidade Bela, lançado no sábado passado (15) com o objetivo de recuperar Itapevi com uma série de intervenções urbanísticas. “O programa no bairro vai além da limpeza das ruas e foca em ações conjuntas, coordenadas e planejadas para melhorar e revitalizar os bairros da cidade. As benfeitorias beneficiam diretamente o cidadão”, disse.

Igor destacou a compra de um caminhão de varrição automático com capacidade para limpar 100 quilômetros de vias públicas em até uma semana, que ajudará nos serviços do Cidade Bela No Seu Bairro.  Nesta edição, serão executados os serviços do Cidade Bela No Seu Bairro, entre os dias 24 de julho a 4 de agosto, nos bairros Cohab I e II, Recanto Paulistano, Vila da Paz, Alto da Colina, Jardim Paulista, Jardim Maristela, Jardim Itapoã, Sapiantã, Vila Recanto e Vila Gióia.

Igor aproveitou o momento para lembrar que a Prefeitura já contratou 77 profissionais da área da saúde neste ano. Explicou que, no início de 2018, inaugurará o CEDI (Centro de Especialidades Diagnósticas de Itapevi), que será um importante equipamento para reduzir as filas de todos os exames na área da saúde. O prefeito lembrou ainda que entregou, em junho, no Centro de Referência da Mulher, o programa SEU (Serviço de Ultrassonografia), que será ampliado para os bairros Engenheiro Cardoso, ainda neste ano, e no próximo ano para o CEDI, onde haverá mais de 40 especialistas médicos.

Próximos bairros

Depois de passar pela Cohab II, o Cidade Bela No Seu Bairro segue para os bairros Santa Flora, CDHU, Vila Esperança, Ambuitá e Residencial das Flores, onde permanecerá entre os dias 7 e 18 de agosto.

População aprova Cidade Bela No Seu Bairro

Para o morador Rubens Moreira da Silva, 68, o programa trará mais qualidade de vida e dignidade. “Nunca tinha visto este trabalho ser feito no bairro. A manutenção e o embelezamento valorizam onde moramos, além de trazer benefícios para a saúde”, disse.

A opinião é compartilhada por Vera Lúcia dos Santos, 51, dona de casa e moradora da Cohab. “Já percebemos que não há mais ratos e outros animais que causam problemas para os moradores. É excelente ver que a Prefeitura está se preocupando com o nosso bem-estar e fará mais em outros bairros”, comentou.

Recape na Cohab II

Para melhorar o fluxo de pedestres e motoristas e a qualidade de vida dos moradores do Setor A da Cohab II, a Prefeitura fará obras de recapeamento asfáltico em diversas ruas do bairro.

Os trabalhos de acontecem nas seguintes vias: Armando Batista Oliveira (antiga Paim), Macachás, Pageu, Macunis, Pampulha, Palmerina, Papanduva, Paquequer, Panaçu, Natalina, Anah, Naira, Macambara, Macuco, Carapura e Macaúba.

Além disso, entre as ruas Panaçu e Jari será instalada uma academia ao livre para a prática de exercícios físicos e uso da comunidade. As vias também ganharão serviços de pintura de faixas de pedestres, colocação de lombada, placas de sinalização e advertência e pintura de solo.

Os recapes compreendem uma área total de 5.280 metros quadrados e a execução dos serviços têm até 90 dias para conclusão.

O que é o Cidade Bela?

O programa contempla uma série de ações para recuperar a região central de Itapevi e ampliar os serviços de manutenção e zeladoria em todos os bairros do município – em sua versão local, o programa recebe o nome de Cidade Bela No Seu Bairro. 

Além de revitalizar os espaços públicos do município, o Cidade Bela contempla a renovação da frota atual de coleta de lixo, acréscimo de modernos equipamentos para ajudar e colaborar na limpeza da cidade, entrega de novos uniformes e novo sistema de coleta por meio de contêineres. O objetivo é deixar o município mais bonito, resgatando a autoestima dos itapevienses pela sua cidade.

Para isso, a Prefeitura também realizará uma série de intervenções urbanísticas, com ações de paisagismo e recuperação de praças e canteiros centrais, reforçando a poda de árvores, a retirada de pichações e a limpeza de vias públicas.

Também estão previstas obras para readequar o trânsito em pontos estratégicos da cidade, com a implantação de semáforos inteligentes e o reparo de sinalizações. Haverá também obras de acessibilidade e a instalação de novos pontos de ônibus.

Relacionados