Jovens de Itapevi recebem preparação para a busca do primeiro emprego

A população jovem de Itapevi que está em busca de conhecimento, qualificação e do primeiro emprego podem contar com uma ação integrada das secretarias municipais para alcançar seus objetivos. A Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, lançou nesta terça-feira (12), o curso de formação para o Jovem Cidadão – Meu Primeiro Emprego.

Olançamento do curso foi realizado no salão da Comunidade Kolping Cristo Rei contou com a presença do prefeito Jaci Tadeu, dos secretários Sandra Mendes (Desenvolvimento Econômico e Trabalho), Kleber Maruxo (Segurança), Ruth Banholzer (Assistência Social e Cidadania), Evangelista Azevedo Limas (Meio Ambiente) e Israel Marques (Governo), além de representantes de empresas parceiras do projeto como Hospital Nova Vida, Ótica Indaiá, Ultra Center e VLC.  

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sandra Mendes, lembrou aos pais e jovens presentes a cerimônia, o intuito da formação. “Nosso objetivo é capacitar o adolescente articulando educação, trabalho e família, por meio de atividades que estimulam o crescimento, a informação e a cooperação”, disse.

Os 54 jovens inscritos no programa de formação puderam conhecer alguns temas que serão abordados durante o curso. Com as palestras, os adolescentes serão preparados para o mercado de trabalho e essa ação oferecida pela Prefeitura abordará também temas como postura no trabalho.

Quem também esteve presente a cerimônia foi a secretária de Assistência Social e Cidadania, Ruth Banholzer, que falou de como a estrutura familiar deve ser a base para o crescimento. “A união das secretarias é pra mostrar que não se faz nada sozinho. Queremos formar uma sociedade futura preparada, comprometida com a família. Para que vocês possam crescer e se desenvolver sem perder o foco”, disse.

Até o mês de setembro os jovens terão palestras sobre Aborto, Sexualidade e Gravidez na Adolescência, Resistência às Drogas, Relacionamento Interpessoal com a Família e os Amigos, Informática, Comércio Varejista, Conduta, Postura e Atendimento ao Cliente (abordagem e atendimento), Educação Financeira e Educação Ambiental.

O prefeito Jaci Tadeu ressaltou a importância de se preparar para a busca do primeiro emprego. “Daqui pra frente a vida de vocês vai começar para o mercado de trabalho. Estamos dando uma condição de iniciarem a vida adulta com qualidade e responsabilidade. E vocês terão a oportunidade de ver, aqui, que são as pequenas coisas que fazem toda a diferença no nosso trabalho”, lembrou o prefeito.

Os jovens interessados em participar da próxima turma do programa de formação – que terá início em outubro – devem comparecer na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Para realização da inscrição é necessário levar um documento de identificação oficial com foto e o RG escolar. Também é necessário estar cursando o 2º ano do ensino médio e ter entre 16 e 21 anos.

Relacionados