Jaci Tadeu oferece palestra sobre futuro profissional a ProJovem-Itapevi

palestra_jaci_tadeu“Os bons estão ficando fora do mercado de trabalho e só os muito bons conseguem espaço”. Foi com essa frase que o vice-prefeito de Itapevi, Jaci Tadeu da Silva, iniciou sua palestra aos adolescentes vinculados ao ProJovem Adolescente, na quarta-feira (28), no CRAS Vila Aurora.

O encontro, segundo a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, serviu para apresentar aos jovens um segmento de mercado de trabalho que está cada vez mais em alta no país – o setor da construção civil.

Acompanhada pela secretária de Assistência Social e Cidadania, Ruth Gianezzi e pelo vereador Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho), a palestra versou sobre o tema futuro profissional, sendo destinada aos jovens de 15 a 17 anos, que já estão na fase final do Ensino Médio e às portas do Ensino Superior. “Esta é uma época de decisões na vida de vocês. Quem se dedicar mais aos estudos, esquecendo, muitas vezes, as festinhas, as baladas e o lazer, vai se garantindo no mercado de trabalho e não vai ficar para trás”, recomendou Jaci, usando como exemplo sua própria experiência de vida e de profissão.

Técnico em edificações e engenheiro civil, Jaci Tadeu destacou o crescimento do setor da construção civil no Brasil, em função de eventos de grande porte como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. “Somente em São Paulo, temos 400 mil engenheiros e a cada ano, são formados seis mil novos profissionais. É muito pouco para a demanda pelo serviço em nosso país”, comentou Jaci, ressaltando que o mercado de trabalho necessita de dois profissionais deste ramo: engenheiro civil e topógrafo.

As duas profissões foram apresentadas aos adolescentes, que puderam fazer perguntas sobre a formação, o mercado de trabalho e a remuneração. A palestra também foi estendida a participantes do ProJovem do CRAS Maristela, na quinta-feira (29), desta vez no CRJ (Centro de Referência da Juventude), localizado na Cohab, ao lado do CIEF.

Na ocasião, os adolescentes estavam finalizando a participação em um projeto realizado entre a Prefeitura e a empresa MD Assessoria. Segundo os organizadores, os jovens foram orientados por topógrafos e realizaram a medição e o biomapeamento das ruas do Areião, que deverão ser pavimentadas a partir das próximas semanas. O resultado deste projeto será apresentado aos moradores da comunidade na próxima Assembleia Geral, marcada para o dia 13 de outubro, no CEMEB Monteiro Lobato, na Cohab.

ProJovem Adolescente

Desenvolvido no município desde 2008, o ProJovem Adolescente atende jovens pertencentes às famílias beneficiadas pelo Bolsa Família ou que estejam em situação de risco social, independentemente da renda. Os adolescentes têm a oportunidade, por meio de inúmeras atividades, de obter contato com temas como Convivência Social, Participação Cidadã, e Mundo do Trabalho.

O programa tem carga horária de 12 horas semanais de atividades sendo distribuídas em dois ciclos anuais, pesquisas, estudos, oficinas, lazer, reflexões e debates sobre temas que fazem parte da vida dos adolescentes são frequentes nos encontros dos grupos e os ajudam a refletir sobre os assuntos tratados.

Relacionados