Jaci Tadeu apresenta a empresários projetos de revitalização do Centro de Itapevi

Empresários de Itapevi conheceram detalhes dos projetos de revitalização da região central do município. Encontro agendado entre o prefeito Jaci Tadeu e a Associação Comercial e Industrial de Itapevi (Acita), aconteceu no Ita Shopping Centro nessa terça-feira (28) e serviu para sanar dúvidas a respeito das obras que serão iniciadas nos próximos dias.

A revitalização, realizada com recursos próprios, terá em sua primeira etapa o alargamento das calçadas da avenida Cezário de Abreu, entre as ruas Manoel Alves Mendes e Joaquim Nunes. A segunda parte do trabalho prevê a ação na avenida Rubens Caramez, entre a rua Joaquim Nunes e a avenida Brasil. Já a última etapa atenderá o trecho da avenida a partir da praça 18 de Fevereiro até a rua Joaquim Leite dos Santos.

Nas três etapas, a Prefeitura estenderá a largura das calçadas, que passam a variar entre 2,5 metros e 3,8 metros. Também está prevista a recuperação asfáltica de todo o trecho, com a instalação de faixas de pedestres elevadas, com três metros de largura, e acessibilidade para pessoas com deficiência.

Outra mudança advinda com a revitalização será no tráfego de veículos da região, uma vez que o trecho da avenida Cezário de Abreu contará com duas faixas de rolamento. Com o alargamento das calçadas, as avenidas deixarão de ter vagas de estacionamento, contando com bolsões de carga/descarga em pontos estratégicos.

Para Jaci Tadeu, a iniciativa tem por objetivo oferecer maior segurança aos pedestres que circulam na região central, que abriga um dos mais aquecidos centros comerciais da Grande São Paulo. “As ações deverão ser iniciadas nos próximos dias e se estenderão por cerca de quatro meses. A nossa ideia é concluir os trabalhos antes do final do ano, de modo a proporcionar ainda melhores resultados nas compras de fim de ano”, afirmou o prefeito.

Os comerciantes da região central escolheram representantes que acompanharão as obras e servirão de interlocutores com a Prefeitura, por meio das secretarias municipais envolvidas na ação.

Além do alargamento das calçadas, o encontro tratou sobre a ampliação do sistema de videomonitoramento mantido pela Secretaria de Segurança. De acordo com o órgão, serão instaladas novas câmeras em ruas e avenidas, totalizando 56 em atividade no município.

Jaci Tadeu ainda apresentou aos empresários o projeto de cobertura do Terminal Municipal de Ônibus, que também deve ser iniciado nas próximas semanas e que inclui ainda a instalação de base da Guarda Municipal, boxes para comerciantes locais e a construção de uma faixa de rolamento exclusiva para acesso de ônibus ao Terminal.

Participaram do encontro os secretários municipais Kléber Maruxo (Segurança), Israel Marques (Trânsito e Transportes), Sandra Mendes (Desenvolvimento Econômico e Trabalho) e Ruth Gianezzi (Assistência Social e Cidadania), além do comandante da Guarda Municipal, Eduardo dos Santos e o presidente da Acita, Valter Mesa.  

Relacionados