Itapevi recebe prêmio por atingir meta de cura de tuberculose

Agentes de Saúde da Prefeitura de Itapevi receberam nesta segunda-feira (25) um prêmio pelo combate à tuberculose na cidade. A premiação aconteceu durante o Fórum Estadual de Tuberculose, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde, na capital.

Itapevi foi premiada por atingir a meta de 85% de cura no tratamento oferecido aos pacientes pelo sistema municipal de saúde. A cidade registra cerca de 100 casos da doença por ano.

Todos os médicos e enfermeiros da rede estão treinados e preparados para diagnosticar a doença em qualquer unidade de saúde. Durante o tratamento, o acompanhamento do paciente é fundamental. 

“O tratamento dura cerca de seis meses para ser concluído e o paciente deve fazer o tratamento corretamente, sem falhas”, explicou a secretária de Saúde e Bem-Estar de Itapevi, Luiza Nasi Fernandes.

Quando constatada a doença, agentes de saúde fazem o acompanhamento e visitam o paciente em casa sempre que necessário. A família também é monitorada, já que a tuberculose é uma doença causada por uma bactéria facilmente transmissível. 

Sintomas

Tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da tuberculose. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue.

Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível, onde o tratamento é oferecido gratuitamente e deverá ser iniciado de maneira imediata.

Em casos de suspeita, são realizados os exames de escarro gratuitamente e sem a necessidade de guia médica. O exame fica pronto em até um dia com precisão do resultado.

A tuberculose é tratada em um período de 6 meses e a família também é acompanhada no tratamento. Os remédios para o tratamento são encontrados nas unidades de saúde e distribuídos gratuitamente.

Evitar locais fechados e verificar a vacinação BCG são fundamentais para prevenir a tuberculose. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4143-8499.

Relacionados