Itapevi realiza primeiro encontro do projeto de Gestão Energética Municipal (GEM)

Com o objetivo de reduzir o consumo de energia e com isso disseminar e conscientizar a população sobre o uso racional, a Prefeitura de Itapevi – por meio das secretarias de Planejamento e Gestão e Administração – realizou a primeira reunião, representando a etapa de capacitação, com a comissão do projeto de Gestão Energética Municipal (GEM). 

A ação – em parceria com a AES Eletropaulo, por meio do Programa de Eficiência Energética da concessionária – tem como finalidade desenvolver a cultura de eficiência e de energia no município, sendo uma integração com a política de modernização da Prefeitura. O projeto é um reforço do trabalho já desenvolvido pela administração municipal, que prevê a redução do consumo de água, energia, telefone e outros insumos.  

A implantação da GEM em Itapevi conta com a participação de representantes da JK Gestão Empresarial – empresa que aplica o treinamento e serve de suporte para a elaboração do Plano Municipal de Gestão de Energia Elétrica (PLAMGE) – e apoio aos servidores municipais que realizarão diagnósticos energéticos em instalações municipais.

Em sequência ao trabalho aconteceu, na última semana, a primeira reunião entre os representantes das secretarias municipais que formam a comissão gestora do projeto. Durante o encontro, houve a apresentação das etapas e andamento das atividades, além de uma mostra dos números, que servirão de comparativos futuros, relacionados aos gasto de energia de alguns prédios públicos da cidade.

Durante um semestre, esses servidores receberão treinamento mensal, com o objetivo de mapear e identificar ações potenciais de gestão energética nas diversas esferas dos espaços públicos. Além disso, em breve será implantado um sistema informatizado para fazer o acompanhamento do consumo e das despesas com eletricidade da Prefeitura. 

Relacionados