Itapevi promove 5º Encontro dos Devotos de Nossa Senhora Aparecida em agosto

Encontro_Nossa_Senhora_AparecidaApós a visita do Papa Francisco ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a população católica itapeviense poderá mostrar, em mais uma oportunidade, sua devoção religiosa.

Trata-se do Encontro dos Devotos de Nossa Senhora Aparecida, evento que já virou tradição na cidade e traz pelo 5º ano consecutivo, diretamente do Santuário Nacional de Aparecida, a Imagem Peregrina da Padroeira do Brasil.

Organizado pela comunidade católica da cidade, o evento conta com o apoio da Prefeitura de Itapevi e da Câmara Municipal. Entre os dias 17 e 31 de agosto, a Imagem circulará pelas igrejas católicas da cidade, para visitação pública dos fiéis de Itapevi e região.

No dia 17 de agosto (sábado), as comunidades realizarão uma grande recepção para a Peregrina, a partir das 13h, na praça 18 de Fevereiro, no Centro. Durante o dia, o público poderá acompanhar diversas atividades culturais organizadas pelas paróquias Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, Nossa Senhora Aparecida, São Judas Tadeu e Cristo Rei. Além disso, a dupla Paulo Moreno e Daniel cantarão louvores à moda de viola e, por volta das 16h, será a vez dos alunos da Escola Municipal de Teatro de Itapevi fazerem uma apresentação com temática da aparição de Maria.

A chegada da imagem peregrina está prevista para acontecer às 17h e será recepcionada pelo prefeito Jaci Tadeu e representantes da fé católica. Na sequência, a imagem seguirá em procissão pelas principais ruas da cidade a caminho do Complexo Desportivo Educacional João Salvarani (avenida Rubens Caramez, 1000-A, Centro), onde haverá uma solenidade de Coroação de Nossa Senhora Aparecida e uma missa especial às 19h, que marcará a estadia da santa na cidade.

Após a celebração, a imagem peregrina será levada em carreata à Paróquia Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças (Vila Dr. Cardoso), onde ficará exposta até o dia 20 de agosto para visitação pública. A santa também passará pelas paróquias Cristo Rei (Jardim Portela) de 20 a 23/08, Nossa Senhora Aparecida (Amador Bueno) de 23 a 26/08, Igreja Matriz de São Judas Tadeu (Centro) de 26 a 31/08, quando se despedirá da cidade. Neste mesmo dia, a imagem segue em procissão da igreja matriz à praça 18 de Fevereiro, às 18h. Uma missa campal, marcada às 19h, encerrará o 5º ano consecutivo da visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida em Itapevi.  

Para o prefeito Jaci Tadeu, o encontro será um sucesso como nos anos anteriores. “Mais uma vez a cidade terá a oportunidade de receber a santa padroeira por vários dias. Com a vinda recente do Papa Francisco ao Brasil, que cativou a todos, a expectativa é de que o encontro de devotos reúna mais fiéis que nas edições passadas. Acredito que, unidos, realizaremos uma grande festa”, diz Jaci.

O 1º Encontro com os Devotos de Nossa Senhora foi realizado em 2009, quando milhares de pessoas fizeram procissão pelas ruas da cidade. Com a realização do evento, foi criada pela Câmara Municipal e aprovada pela Prefeitura, a lei municipal n.º 1.962/09, determinando a sua realização sempre no terceiro sábado do mês de agosto.

 

Serviço

5º Encontro dos Devotos de Nossa Senhora em Itapevi

Dia 17 de agosto

13h – Concentração na praça 18 de Fevereiro com atividades culturais

16h – Apresentação sobre aparição de Maria

17h – Chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida e, em seguida, a procissão em direção ao CDE João Salvarani

19h – Missa de Nossa Senhora Aparecida no Complexo Desportivo

Traslado da imagem para a paróquia Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, onde permanecerá para visitação pública.

 

VISITAÇÃO PÚBLICA DA SANTA PEREGRINA

17 a 20 de agosto

Igreja Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças – Vila Dr. Cardoso

20 a 23 de agosto

Paróquia Cristo Rei – Jardim Portela

23 a 26 de agosto

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Amador Bueno

26 a 31 de agosto

Igreja Matriz de São Judas Tadeu – Centro

31 de agosto – 18h – procissão e missa festiva de encerramento

 

 

Relacionados