Itapevi participa do II Encontro Regional da Comissão de Políticas Públicas para Mulher

Cidade da Região Oeste da Grande São Paulo participaram do II Encontro Regional da Comissão de Políticas Públicas para Mulher, realizado no dia (20), na Câmara Municipal de Jandira e, contou com a presença da Ministra Eleonora Menicucci.

Na ocasião as representantes das pastas correspondentes as Políticas Públicas voltadas à população feminina da região, incluindo a secretária da Mulher, Laila Chaluppe de Itapevi. Participaram da reunirão com o objetivo de apontar as necessidades existentes nas cidades que compõe a Comissão.

Durante a reunião, diversas personalidades desta esfera puderam contribuir com seus apontamentos, além de ilustrar o cenário vivenciado hoje nos municípios por meio dos inúmeros registros de casos de violência doméstica e crimes contra a mulher. No decorrer das palestras, gráficos com as porcentagens destes temas foram apresentados.

Outro assunto abordado no encontro foi a discussão sobre a rede de acolhimento nos consórcios regionais para o fortalecimento de políticas públicas para mulheres e a importância das Casas Abrigo, recurso fundamental  de apoio  nas abordagens ou solicitação de reclusão e proteção para as vítimas de violência.

Participando também do evento, estiveram, a técnica da Fundação Prefeito Faria Lima (CEPAM), Maria do Carmo Toledo Cruz e a promotora Maria Gabriela Mansur, do Núcleo de Combate à Violência Doméstica e Familiar do Ministério Público de São Paulo. Essas profissionais trabalham em função do fortalecimento das prática das ações que propiciem suporte as mulheres em situação de vulnerabilidade, agressões e ameaças.

Finalizado o encontro, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Eleonora Menicucci, destacou os avanços da figura feminina na sociedade e a importância do apoio dos governos, municipais, estaduais e federais atuem em conjunto para que os índices de violência contra as mulheres diminuam.

De acordo com a secretária da Mulher de Itapevi, Laila Chaluppe, um dos  principais projetos que recebeu apoio de todas as cidades que participaram do evento e da representante do Governo Federal,  foi a criação da Casa Abrigo que irá atender toda a demanda da Região Oeste da Grande São Paulo. O equipamento estará sendo obtido por meio do consórcio formado pelos municípios de Jandira, Cotia, Barueri, Osasco, Santana de Parnaíba, Itapevi, Pirapora do Bom Jesus e Carapicuíba.

 

Relacionados