Itapevi: jovens em abrigos podem ganhar “padrinhos afetivos” a partir de segunda (31)

Em cerimônia na Câmara Municipal, a Prefeitura de Itapevi lançou, nesta quinta-feira (27), o programa Padrinho Afetivo. Pioneira na cidade, a ação tem como objetivo criar vínculos entre moradores e crianças e adolescentes em condições de abrigamento para estimular o desenvolvimento destes jovens e a sua integração à sociedade.

“É gratificante perceber que há muitas pessoas dispostas a darem carinho e amor para as crianças e adolescentes em acolhimento”, disse o prefeito Igor Soares, durante o lançamento da ação. “Com o apadrinhamento, vamos conseguir dar mais dignidade para elas.

O programa abre uma nova possibilidade de desenvolvimento para os jovens abrigados, diz Elaine Freitas, secretária de Desenvolvimento Social, Defesa da Cidadania e da Mulher. ” Agora temos ferramentas jurídicas e legais para isso”, disse. “Nossa responsabilidade é zelar pela reconstrução do vínculo familiar rompido e suprir a falta de referências”, afirmou.

“O apadrinhamento afetivo traz esperança no renascimento dos vínculos afetivos”, reforçou Renata Moreira, juíza da Vara da Infância e Juventude de Itapevi. “Sentimos a carência dos nossos jovens e o programa vêm para trazer novos ares”, completou Paolo Cominato, promotora na mesma vara.

Os presentes ao lançamento do programa puderam assistir a uma palestra sobre adoção ministrada por Sheila Carneiro,  técnica do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Segundo ela, o tempo médio para se iniciar o convívio com os jovens varia de três a seis meses, contando o início de processo de adesão ao programa.

“O mundo apresenta coisas boas e felizes desde que o adulto possa ajudar essas crianças e adolescentes a construírem referência éticas, morais e de cidadania”, disse.

Sobre o programa

Criado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, a versão municipal do programa é uma parceria do órgão com o Ministério Público e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Defesa da Cidadania e da Mulher de Itapevi.

O apadrinhamento afetivo é uma forma de resgatar o direito de convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes acolhidos pelo poder público e, por medida de proteção, afastadas do convívio familiar, oferecendo a eles a oportunidade de se relacionar com outras pessoas, construir vínculos e ter referências de participação familiar e cidadania.

Em Itapevi, a medida abrange as duas casas de acolhimento para crianças e adolescentes sob a administração da Prefeitura, cada uma delas com capacidade para atender até 20 crianças. Podem ser apadrinhados crianças com idade a partir de 5 anos ou adolescentes acolhidos com baixa perspectiva de reintegração familiar e adoção.

Como se tornar um Padrinho Afetivo?

A partir de segunda-feira (31), os interessados em participar do programa podem procurar o Setor Técnico da Vara da Infância e da Juventude no Fórum de Itapevi (Rua Bélgica, 405 – Jardim Santa Rita) e se inscrever de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30.

Podem ser padrinhos ou madrinhas pessoas ou casais a partir de 21 anos de idade, desde que respeitada a diferença de 16 anos entre os tutores e seus afilhados, com disponibilidade de tempo para oferecer atenção e afeto. Além de itapevienses, podem ser padrinhos moradores das cidades de Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Cotia, Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Embu Guaçu e Taboão da Serra.

Numa primeira fase, serão promovidas três oficinas de orientação para padrinhos e madrinhas.  Em seguida, será realizado um encontro lúdico com os jovens, processo no qual há o chamado “pareamento” entre as crianças e adolescentes e seus futuros tutores.  “É o processo de descobertas de afinidades e não de escolhas”, explicou Sheila. 

O papel dos padrinhos é dar suporte educacional e afetivo aos afilhados. São responsáveis por visitar a criança ou adolescente e, mediante autorização e supervisão, podem realizar passeios e até mesmo viagens em finais de semana, feriado (inclusive prolongados), aniversários dos afilhados e férias.

Para saber mais sobre o programa e como fazer para ser um padrinho, basta entrar em contato pelos telefones (11) 4141-7933 e 4142-8340.

Relacionados