ITAPEVI ESTÁ ENTRE OS MUNICÍPIOS QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA ESTRADA PARA A CIDADANIA

Estrada_para_CidadaniaPrograma objetiva levar informações às crianças sobre segurança de trânsito e formar pedestres e futuros motoristas mais conscientes

 

Exemplo disso está o Programa Estrada para a Cidadania – fruto de uma parceria com a CCR ViaOeste e CCR Rodoanel e às Secretarias Municipais de Educação – que teve seu ano letivo lançado na manhã do dia 25 de março, em Barueri, reunindo Secretários Municipais de Educação da região.

O programa tem como foco principal conscientizar crianças e educadores da importância dos bons hábitos e do respeito às instruções de trânsito, com intuito de reduzir os índices de acidentes e mortes. É aplicado aos alunos do quarto ano do ensino fundamental das cidades que estão localizadas na áreas de influência das concessionárias. 

O Secretário de Educação e Cultura de Itapevi, Edgard José Fiusa, esteve no evento e conta que esta é a quarta edição do programa.  “As crianças do município têm absorvido de forma bastante positiva as orientações que recebem sobre a educação no trânsito. E nesta edição, aproximadamente 3900 alunos vão participar e, além do tema trânsito, vão ser abordadas também aulas de cidadania e preservação ao meio ambiente”, explica.

O Secretário ressalta ainda que o programa Estrada para a Cidadania foi totalmente adaptado às ações pedagógicas desenvolvidas pelos coordenadores das escolas do município e vem para somar às outras atividades educativas que são aplicadas aos alunos. “O tema foi ampliado e, desta forma, também vamos trabalhar com as crianças temas como respeito, ética, responsabilidade e solidariedade”, afirma o secretário.

Além de Itapevi, mais 14 municípios adotam o Estrada para a Cidadania, que são: Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu, Jandira, Mairinque, Santana de Parnaíba, São Roque, Sorocaba, Vargem Grande Paulista e Votorantim.

Para a prefeita Dra. Ruth Banholzer, as crianças são grandes agentes multiplicadores da informação e, por isso, as escolas de Itapevi vão capacitar cada vez mais estes agentes.  “Nosso objetivo é  estimular os alunos para que transmitam à família e a toda comunidade as regras e valores aprendidos em sala de aula”, salienta.

Segundo Evaldo Xavier da Cunha, supervisor de ensino de Itapevi e responsável pelo acompanhamento do projeto, as 39 escolas envolvidas no programa vão receber a partir do mês de abril o material didático composto pelo livro do aluno e do professor, além de material em braile para atender as crianças com deficiência visual. “Obtivemos ótimos resultados nos anos anteriores e estamos mais uma vez preparados para educar e conscientizar o motorista do amanhã”, finaliza o supervisor.

 

Inúmeras ações são desenvolvidas pela Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, com intuito de preparar e capacitar cada vez mais os alunos da cidade. Neste sentido, parcerias entre a Secretaria com diversos órgãos e instituições são constantes, e muitas atividades são implementadas à grade curricular das escolas do município.

Relacionados