Itapevi comemora 56 anos de Emancipação com inaugurações e ações culturais

A Prefeitura de Itapevi está preparando uma programação recheada de atividades para comemorar os 56 anos de emancipação político administrativa da cidade, ocorrida em 18 de fevereiro de 1959. O mês de aniversário terá diversas atividades voltadas à população.

Abrindo as comemorações, a Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo montará no dia 06 de fevereiro, a ação cultural ‘Música na Praça’, que reunirá bandasde Santana de Parnaíba e Cotia, além da Banda Sinfônica Municipal e da Banda da Guarda de Itapevi, a partir das 18h. O evento acontece na Praça que lembra a data do aniversário de emancipação – 18 de fevereiro, no Centro.

No sábado (07), os agentes do Demutran – órgão vinculado à Secretaria de Trânsito e Transportes – realizarão, também na Praça 18 de Fevereiro, o projeto de Educação no Trânsito, entre as 9h e 15h. A partir das 13h, o local receberá apresentações culturais como sertanejo universitário, coreografias dos alunos da Escola Livre de Dança e da Cultura de Rua de Itapevi.

No domingo (08), é a vez dos apreciadores do rock se encontrarem no Espaço Cultural 930 (rod. Eng. Renê Benedito Silva, 930 – Jardim Santa Rita). Isso porque o local receberá, a partir das 14h, o Encontro de Bandas do gênero musical. Já na quinta-feira (12), que antecede o Carnaval, a Secretaria de Segurança está organizando a formatura de agentes municipais e a entrega de seis novas viaturas à Guarda Municipal. As cerimônias serão realizadas no Complexo Desportivo Educacional João Salvarani, a partir das 18h.

A programação terá seu ápice no dia 21 de fevereiro (sábado), com o Hasteamento das Bandeiras no Paço Municipal, às 8h; a Missa Especial na Igreja Matriz de São Judas Tadeu, celebrada pelo bispo diocesano dom João Bosco, às 9h; a Sessão Solene da Câmara Municipal, às 11h, no Espaço Cultural 930; e o Culto em Ação de Graças, às 19h, também no Espaço Cultural 930. 

No mesmo dia, a Prefeitura vai oferecer uma série de serviços públicos gratuitos à população, em áreas como saúde, educação, trânsito, emprego e assistência social. Trata-se da tradicional Ação Social, que acontece no Centro de Eventos Jaci Januário – CEMIP, a partir das 13h. Além disso, o espaço estará repleto de atrações como exposição de fotos antigas da cidade e brinquedos para as crianças (pula-pula, piscina de bolinha e cama elástica, dentre outros).

Já no domingo (22), acontece no espaço coberto do CEMIP a Feira do Vinil, a partir das 14h. No mesmo horário acontece a Cavalgada dos Romeiros, com saída em frente ao Clube de Campo (avenida Presidente Vargas, 1951 – Jardim Nova Itapevi). O Espaço Cultural 930 recebe a ação voltada ao Hip Hop, às 14h. Na sexta-feira (27), acontece o já tradicional evento Música na Praça, das 14h às 22h. Nesse mesmo dia, às 18h, acontecerá a inauguração de mais uma creche, na Vila da Paz (rua Nova Esperança, 410 – Vila da Paz).

No sábado (28), a Praça 18 de Fevereiro também recebe a ação Música na Praça, às 18h. O sábado também terá a Caminhada de Emancipação, com saída às 7h da manhã da Paróquia Cristo Rei, no Jardim Christianópolis, e chegada na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Amador Bueno, um trajeto de 7 km. Mais tarde, às 20h, o Espaço Cultural 930 servirá de palco para a apresentação da banda católica Código Divino.

Encerrando as atividades comemorativas, no domingo (01/03) acontecerá a Corrida de Emancipação, com saída às 8h do Estádio Municipal André Nunes Júnior (rua Samuel da Rocha Galvão nº 175 – Vila Nova Itapevi). A partir das 10h, a Praça 18 de Fevereiro estará repleta de veículos, fruto da exposição de Carros Antigos juntamente com o Música na Praça, oferecendo mais uma opção de lazer aos moradores da cidade.

A programação também pode ser acessada no site oficial da Prefeitura de Itapevi www.itapevi.sp.gov.br

Relacionados