Itapevi amplia atendimento na saúde pública com inauguração da USF do Jardim São Carlos

Inauguracao_USFAcompanhando o desenvolvimento do Jardim São Carlos, que passou por uma revitalização nos últimos anos, na qual garantiu pavimentação asfáltica e saneamento básico, agora os moradores passam a contar com o atendimento da nova Unidade de Saúde da Família (USF), que iniciou os serviços de vacinação e farmácia nessa segunda-feira (05).

A inauguração do posto, ocorrida no último sábado (03), transformou mais uma demanda dos moradores da região em realidade. Agora, milhares de pessoas passam a contar com atendimento de saúde pública ainda mais perto de casa. Essa é uma das preocupações da atual administração que busca oferecer serviços qualificados, em especial, na atenção básica ao cidadão itapeviense.

No evento inaugural, o prefeito Jaci Tadeu destacou o trabalho sério que vem sendo realizado desde o governo anterior, com a pavimentação de todas as ruas e a construção de uma escola municipal. “São Carlos, quem te viu quem te vê? Desde o governo da Dra. Ruth trabalhamos muito por esse bairro, para trazer mais cidadania aos moradores. E a concretização de todo o trabalho só foi possível graças ao empenho e comprometimento dos funcionários que integram a administração municipal”, disse Jaci.

Já o vice-prefeito Fláudio Azevedo lembrou que além de atendimento ampliado o bairro será ainda mais valorizado. “Este posto de saúde, além de ser uma ferramenta de atendimento aos moradores, também vai valorizar ainda mais o bairro que foi transformado nos últimos anos. Como Poder Público, temos a obrigação de acompanhar de perto todos os desafios, assim como as conquistas alcançadas”, completou Fláudio.

Como representante da Câmara Municipal, o vereador Roberval Luis Mendes da Silva (Val) também discursou aos presentes. “Esta unidade de saúde é um bem para a população aproveitar da melhor maneira. É mais uma conquista para a cidade e, principalmente, para o bairro”, reforçou o representante do legislativo.     

Atendimento e estrutura  

A unidade é uma alternativa de atendimento que beneficia moradores de bairros próximos, como do Jardim Portela e Vila Nova Itapevi, desafogando o fluxo das unidades do Jardim da Rainha e do Jardim Santa Rita II. “O morador da região que possui consulta marcada em uma unidade da rede será atendido na unidade onde foi agendado, mas sua próxima consulta já será deslocada à USF do Jardim São Carlos. Caso seja o primeiro atendimento, o paciente iniciará um novo cadastro, durante o qual será agendada a consulta”, explicou o secretário de Higiene e Saúde, dr. Fabio Tangerino.   

Dentre as especialidades, a nova unidade conta com Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Odontologia. Construída pela administração municipal, a partir de mais de R$ 500 mil em recursos oriundos da Caixa Econômica Federal, a nova unidade tem 336 m² de área, distribuídos em quatro consultórios, sala de odontologia, sala de inalação e medicação, farmácia, além de salas para curativos e reuniões.

A inauguração da USF São Carlos contou ainda com a presença dos secretários Walter Hasegawa (Desenvolvimento Urbano), José Americo Pereira (Planejamento), Argemiro Xavier (Obras e Serviços), Kleber Maruxo (Segurança), Cesar Pimentel (Educação e Cultura), Evangelista Limas (Meio Ambiente), Fabio Andrade (Administração), Jaci Pinheiro (Emprego e Desenvolvimento Social), Francisco de Abreu (Habitação) e Joaquim Henrique (Esportes e Lazer); do diretor administrativo do Gabinete do Prefeito, Israel Marques; do presidente da Câmara Municipal de Itapevi, Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho); dos vereadores Cláudio Dutra, Júlio Portela, Antonio Carlos de Paulo (Toni da Gente), Ivonildo Andrade da Hora (Chambinho), José Lemes Jorge (Jorge da Farmácia), Inacia dos Santos; além de profissionais da saúde, representantes de associações e comunidade.    

 

Relacionados