ITAPEVI ADERE AO PROJETO MUNICÍPIO VERDE AZUL

municpio_verde_azulCom a parceria, município e Estado direcionam esforços na preservação do meio ambiente

O município de Itapevi assinou na última quarta-feira (12) a adesão ao Projeto Estratégico Município Verde Azul, com o Governo do Estado de São Paulo. Através desta parceria, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente passa a orientar o município na implementação de ações voltadas a gestão do meio ambiente em Itapevi.

O projeto é a nova denominação do Município Verde que passa, além de orientar ações de preservação da fauna e da flora, a direcionar esforços na proteção aos recursos hídricos das cidades, bem como todos os recursos naturais. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, esta política ambiental é descentralizada e visa promover a maior participação da sociedade na gestão ambiental e, dessa forma, conscientizar a população, transformando-a em atores sociais comprometidos com as questões ambientais de suas cidades.

Itapevi aderiu ao projeto com a assinatura do “Protocolo de Intenções”, que propõe dez Diretivas Ambientais que abordam questões ambientais prioritárias a serem desenvolvidas. A partir deste ato, é formalizada a parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, que passa a orientar as ações necessárias a serem tomadas pelo município, de acordo com critérios específicos.

Nesta quarta-feira (19), dois profissionais da Secretaria de Meio Ambiente de Itapevi participaram de uma palestra oferecida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, durante a qual foram capacitados sobre o Projeto Município Verde Azul e trocaram experiências com profissionais ambientalistas de outras cidades.

Apesar da recente adesão do município ao projeto, a Prefeitura de Itapevi já efetuava ações direcionadas à grande parte das diretivas presentes no protocolo de intenções. “A parceria de Itapevi com o Governo do Estado no Projeto Município Verde Azul servirá para ampliar ainda mais as diversas ações já realizadas pela administração da prefeita Dra. Ruth Banholzer”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Evangelista Azevedo Limas.

Entre as ações já desempenhadas pela administração municipal está a atuação na coleta seletiva, a criação da Secretaria de Meio Ambiente e o trabalho de arborização de praças e ruas. Além disso, a cidade já conta com um Aterro Sanitário – para destinação de lixo domiciliar – e a Sabesp vem investindo na implantação do coletor-tronco de esgotos no município, que levará os dejetos produzidos em Itapevi à Estação de Tratamento de Esgotos de Barueri.

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente também tem difundido idéias de preservação ambiental, por meio de palestras a entidades e empresas da cidade, como a realizada no início do mês, destinada aos funcionários da Cecil Langone. A reunião teve como temas a preservação da água e a destinação do lixo.

Outra ação importante desempenhada no setor vem sendo levada adiante por meio de uma parceria entre as secretarias de Educação e Cultura e Meio Ambiente. Trata-se do Projeto de Coleta e Reciclagem de Óleo de Cozinha, que foi implantado em doze escolas municipais. As unidades dispõem de tambores para coleta de óleo de cozinha usado, que são encaminhados à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis, que as revende a uma empresa responsável pela transformação do produto em biodiesel.

“Nossa administração tem um compromisso com o desenvolvimento sustentável, buscando sempre a melhor alternativa, de modo a conciliar crescimento econômico com respeito à natureza. A participação no Projeto Município Verde Azul ressalta este nosso compromisso com a proteção do meio ambiente em Itapevi”, reforçou a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

Relacionados