Itapevi adere ao programa ‘Crack: É possível Vencer’

A Prefeitura de Itapevi está aderindo ao programa “Crack: É Possível Vencer”. O objetivo é aumentar a oferta de serviços de tratamento e atenção ao usuário e seus familiares, combatendo o tráfico de entorpecentes.

Dentro do programa federal, Itapevi participa por meio de um trabalho conjunto entre as Secretarias de Segurança, Educação, Assistência Social, Saúde, Esportes e Lazer e Assistência Social e Cidadania, que atuarão por meio dos eixos ‘Prevenção’, ‘Cuidado’ e ‘Autoridade’.

A ‘Prevenção’ busca fortalecer vínculos familiares e comunitários por meio de palestras e cursos dos órgãos de atendimento e identificação de usuários. O eixo ‘Cuidado’ se responsabiliza por maiores ações de Saúde e Assistência Social, realizada por UBS´s, PSF`s, Centro POP, CAPS, e CAPS-i, com identificação e acolhimento de usuários e familiares, com cuidados para cada caso.

Já o terceiro e último eixo, ‘Autoridade’, será responsável pelo mapeamento de áreas de tráfico e identificação de usuários, com auxílio de câmeras de videomonitoramento e patrulhamento aproximado, com o objetivo de concentrar forças de segurança pública para repressão do tráfico e crime organizado.

Este último eixo contará com a instalação de 20 câmeras de segurança entre os bairros Bela Vista Alta e Baixa, Jd. Suburbano e Jd. Rosemeire, bem como terá apoio reforçado de rondas ostensivas de viaturas e motocicletas.

Além dos investimentos, o programa também conta com o apoio do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste da Grande São Paulo – CIOESTE – por meio de um conselho gestor, que planeja a união entre os municípios participantes para prestar atendimento unificado entre usuários e família.

A instalação do programa, bem como toda a estrutura de monitoramento em vista no projeto, está prevista para ser implantado até o final do primeiro trimestre de 2016.

 

Relacionados