Itapevi adere ao Pacto pela Alfabetização na Idade Certa e vai investir em formação de professores

pacto_pela_alfabetizacaoA Prefeitura de Itapevi aderiu oficialmente ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, lançado pelo Governo Federal.

No último sábado (23), professores da rede municipal de ensino iniciaram um longo curso de capacitação que vai oferecer novas ferramentas que permitam que os estudantes de até oito anos de idade saibam ler, escrever e interpretar o que leem.

A cerimônia de lançamento foi realizada no CEMEB Bemvindo Moreira Nery, na Cohab, contando com a presença de autoridades municipais, como o secretário de Educação e Cultura, Cesar Pimentel, que discorreu sobre a necessidade de ampliar os investimentos em educação básica, de modo a evoluir o nível da qualidade de ensino no Brasil.

“Há muitos anos temos na educação pública brasileira a política da progressão continuada, que é muito mais estatística do que resultados positivos. Estamos hoje aqui porque o país concluiu que esta política não está atingindo os objetivos e que é preciso fazer mais pela educação pública no Brasil. Itapevi está aderindo ao Pacto com a certeza de que vai fazer ainda mais do que está sendo esperado”, afirmou Pimentel.

Segundo a Secretaria de Educação e Cultura de Itapevi, será oferecida aos mais de 350  professores do 1.º ao 3.º ano do ensino fundamental a formação continuada nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Ao longo de dois anos, os docentes alfabetizadores participarão de cursos de formação que compreenderão 120 horas anuais em aulas mensais sempre aos sábados, nas dependências do CEMEB Bemvindo Moreira Nery.

“Temos um grande desafio pela frente, mas temos plenas condições de atingi-lo. Com nossa adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, vamos acelerar o processo de qualificação da educação pública de Itapevi, de tal modo que muito em breve, perceberemos uma grande diferença entre nossos jovens”, ressaltou o prefeito Jaci Tadeu.

Nas palavras do presidente da Câmara Municipal, Paulo Rogiério de Almeida, a adesão ao Pacto representa o propósito da administração em se prosseguir com a política de valorização do ensino. “A administração vem dando aos educadores oportunidades de crescimento, de expor ideias sem medo. Esta base foi dada para que temas como o Pacto pela Alfabetização pudessem ser discutidos neste dia. Parabenizo a gestão municipal por aderir a esta ação federal e digo que teremos grandes frutos em breve”, destacou o presidente.

Educador, o vice-prefeito Fláudio Azevedo considera o Pacto uma ação fundamental para a evolução da educação municipal. “A educação pública, em especial em Itapevi, vem avançando, mas ainda há muito o que se fazer. Desta forma, o Pacto serve como mais um incentivo à qualificação do ensino público, dos nossos educadores e da gestão em educação”, comentou Fláudio.

Acompanharam o evento os secretários Evangelista Limas (Meio Ambiente) e Francisco Eleutério de Abreu (Habitação), o vereador Ivonildo Andrade (Chambinho), diretoras e representantes de escolas municipais.

Relacionados