Helicóptero a serviço do PSDB faz pouso sem autorização em Itapevi

Aeronave1Risco de vida e imprudência !

Aeronave realiza pouso sem autorização colocando em risco a vida de tripulantes e população

 

 

HELICPTERO_DESCENDO

 

 

 

O helicóptero PT-HYC, por volta das 15h30 desta sexta-feira, colocou em risco a vida de inúmeras pessoas na Secretaria de Obras, ao fazer um pouso sem autorização no local e sem as mínimas condições de segurança que a operação exige. Segundo nossa reportagem apurou, a aeronave não poderia ter pousado naquela área, tendo em vista, colocar em risco de morte as pessoas. Segundo informação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), um helicóptero, só poderia fazer pouso de emergência, em situação de pane ou se estivesse tudo programado no local, com as devidas autoridades avisadas, o que na ocasião, se necessário, podem tomar as devidas providências.

 

 

 

 

 

SEC_ESTADO_PAULO_RENATO

 

 

O helicóptero PT-HYC trouxe o Secretário de Educação do Estado, Paulo Renato (que está de férias desde o dia 15 de Outubro), pra campanha pró-serra no Salão Atenas na Rua Agostinho Ferreira Campo, com o apoio de João Caramez (PSDB), deputado que responde a processo pela  ficha-limpa.

 O tucano João Caramez (à direita de costas) recepciona o secretário de Educação do Estado, Paulo Renato (PSDB), que estava à bordo da aeronave

 

 

 

 

A prefeita Dra. Ruth autorizou o pouso no Estádio Municipal, “onde inclusive estava o efetivo da GCM e Polícia Militar, esperando a aeronave e todos os cuidados necessários que se exige um pouso” frisou a prefeita. Para a surpresa geral – de última hora – o helicóptero fez pouso na Rodovia Renê Benedito Silva (Secretaria de Obras de Itapevi). Funcionários entraram em desespero (pois, não sabiam se a aeronave estava caindo no local), ao perceberem a aproximação, saíram correndo para se protegerem, pois, com a força das hélices, pedras e poeiras se levantaram e voaram pra todo lugar, oferecendo grande risco aos transeuntes e funcionários, pela falta de prudência, ao fazerem o pouso sem autorização.

Movimentação de professores

Apesar do secretário Paulo Renato estar de férias, movimentou centenas de professores de escolas públicas de Itapevi e região (suspeita-se que inúmeros diretores estavam em horário de expediente), para que se unissem na campanha política de Serra (PSDB), na presença do deputado ficha suja João Caramez.

Autorizado

Para o retorno (segundo pouso), que se deu por volta das 16h40, daí sim fizeram o pedido e a prefeita Dra. Ruth, autorizou a descida, inclusive deixando tudo preparado para a equipe do tucanato, procedimento padrão em qualquer lugar e com o mínimo de responsabilidade.

 

Descontrole e baixaria do deputado

 No detalhe, Caramez aponta o dedo para o jornalista Alex Deive, esbravejando e dando a entender que fazia ameaças

CARAMEZ_APONTA_DEDOEnquanto a aeronave subia, o descontrolado João Caramez (pra não perder a mania de exercer o direito de ditador pleno), emparelhou seu carro com o do jornalista Alex Deive e, em tom ameaçador disparou: “só assim pra você ter matéria… quem te autorizou a entrar aqui? Pode deixar, vai fazendo isso…”. Em seguida, apontou o dedo e, dando a entender que faria algo, disse que se o mesmo estava lá, qualquer um poderia entrar. Disse inclusive que não precisa pedir autorização pra ninguém e sim, pousava onde ele quisesse e entendesse.

Lamentável um deputado com esta postura. Somente mesmo a Lei Ficha Limpa pra detê-lo e deixá-lo na fila dos “ficha-suja”, onde a justiça se faz presente.

 

Piloto descumpriu regras da ANAC

Segundo a Anac, caso esse pouso não tenha sido autorizado seguindo os padrões de segurança, o piloto e a empresa ou dono da aeronave serão notificados e advertidos. Segundo a prefeita, Dra Ruth Banholzer, o piloto recebeu autorização para pousar no Estádio Municipal onde havia condições ideais que garantiam a segurança dele e das pessoas que estavam em terra. “O momento foi delicado e de grande risco a vida humana, tendo em vista que sequer, medidas de seguranças, haviam no local, que é um procedimento padrão”, argumentou a prefeita.

O piloto deverá dar explicação à Anac. Segundo Ana Elisa, assessora de imprensa da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a aeronave jamais poderia ter pousado sem autorização. A reportagem apurou que o helicóptero não poderia ter pousado naquela área, tendo em vista a possibilidade de colocar em risco de morte as pessoas. A Anac informou ainda que esse tipo de aeronave só tem permissão para pousar em helipontos, que são locais preparados para esse tipo de operação e liberados pela Anac após minucioso estudo. Um helicóptero só pode pousar em outro local em caso de emergência ou com condições normais devidamente segura e autorizada.

 

Matéria transcrita do Jornal Alternativa de 23-10-2010.

Devidamente Autorizada – Alex Deive

Fotos – Nilton Ramos – Itapevi Noticias

Relacionados