Guia da Juventude de Itapevi é lançado

Foi lançado, na quarta-feira (11), o Guia da Juventude de Itapevi, produzido pela Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Turismo. O material reúne todos os serviços e programas destinados aos jovens da cidade, nas áreas de cultura, lazer, esportes, saúde e educação e será distribuído em escolas estaduais e setores da Prefeitura.

O lançamento oficial aconteceu no Centro Municipal de Formação do Professor Anísio Spínola Teixeira, e contou com a presença do prefeito Jaci Tadeu. Segundo o gestor, a iniciativa visa popularizar e democratizar o acesso aos serviços públicos oferecidos à população jovem de Itapevi.

“Desde o início da nossa gestão, uma das maiores preocupações sempre foi oferecer aos jovens do município, mais opções para complementar a formação escolar e lapidar habilidades natas. Itapevi é um celeiro de novos profissionais, acompanhamos vários adolescentes da cidade que estão se destacando no mercado de trabalho e na área artística”, declarou.

Entre os programas apresentados na cartilha, destaque para o Conexão Jovem, que insere estudantes de ensino médio de escolas públicas no mercado de trabalho, após período de estágio nas repartições públicas municipais. Desde o início do programa, em 2006, centenas de adolescentes receberam capacitação profissional e obtiveram a chance de conquistar um novo emprego ou mesmo o acesso ao ensino superior.

Outro destaque do Guia da Juventude são os cursos artísticos – dança, teatro e música – que atendem a centenas de jovens. Muitos talentos das várias vertentes culturais foram lançados a partir das escolas de artes mantidas pela Prefeitura. A cidade possui, inclusive, a melhor banda sinfônica do estado, e constantemente participa de torneios de dança em nível nacional.

A iniciativa foi elogiada pelos vereadores presentes ao evento. Falando em nome da Câmara Municipal, Alexandre Rodrigues foi enfático ao destacar os avanços no atendimento à juventude. “Antes de 2005, o investimento nos jovens era zero. Hoje temos dezenas de ações que envolvem milhares de adolescentes da cidade. Este governo está de parabéns por abrir cada vez mais espaço aos jovens”, afirmou o vereador.

Segundo a Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo, cerca de 10 mil pessoas entre 10 e 30 anos – o público jovem – participam das atividades mantidas pela administração municipal. A Secretaria, por meio da Coordenadoria da Juventude, é responsável pela elaboração de políticas públicas voltadas aos jovens e pretende expandir o número de pessoas atendidas.

“O objetivo principal é inserir os jovens nos processos democráticos em nossa cidade. E fazemos isso a partir da inclusão de crianças e adolescentes em atividades culturais, desportivas e de formação profissional. A criação da Secretaria da Cultura e, mais especificamente, da Coordenadoria da Juventude evidencia a importância desse público para nossa administração, por unificar informações destinadas ao jovem”, destacou o coordenador da Juventude, Danger Soares.

Participaram do lançamento os secretários municipais Ruth Banholzer (Governo), Fábio Andrade (Administração), Ruth Gianezzi (Assistência Social e Cidadania), Joaquim Henrique (Esportes e Lazer), Ademir Vilhena (Cultura, Juventude e Turismo) e Lilian Braga (Educação), além do presidente da Câmara de Itapevi, Julio Portela, e do presidente do Conselho Nacional da Juventude, Ademir Mota.

Relacionados