A Guarda Civil Municipal de Jandira recebeu nesta sexta-feira (2) mais uma viatura no processo de modernização de sua frota. O veículo modelo Chevrolet Spin será utilizado para a Guardiã Maria da Penha, projeto voltado à proteção de mulheres em situação de violência.
O novo modelo facilita nas visitas realizada às mulheres vítimas de violência e no atendimento de ocorrências. Esta é a décima nona nova viatura entregue nos últimos anos para a Segurança Pública de Jandira, sendo a segunda para o projeto. Entre carros, motocicletas, ônibus escolar e ambulâncias, já foram entregues 66 veículos no processo de modernização da frota municipal para as diversas secretarias da prefeitura, tais como Saúde, Educação, Obras e Desenvolvimento Social.
Guardiã Maria da Penha
O projeto foi criado na cidade em 2015 e a coordenação, planejamento, implementação e monitoramento acontece de forma articulada entre a Secretaria de Segurança Pública, Diretoria de Políticas para a Mulher e Igualdade Racial e Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (GEVID), do Ministério Público do Estado de São Paulo.
Para denunciar em casos de urgência, as mulheres podem acionar a Polícia Militar e GCM. Nas demais situações, a Diretoria da Mulher e o Serviço “Mão Amiga” estão prontos para atender. O Governo Federal também disponibiliza o número 180 que é a Central de Atendimento à Mulher que recebe as denúncias. As ligações para o número 180 podem ser feitas por telefone móvel ou fixo, particular ou público. O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive durante os finais de semana e feriados.
Polícia Militar (24 horas)
190
GCM (24 horas)
4772-8299
Mão Amiga
11 4707-7268
Diretoria de Políticas para a Mulher e Igualdade Racial
11 4789-6346
Central de Atendimento à Mulher (24 horas)
180