Guardas de Itapevi e Jandira participam de formação mantida pela Prefeitura

guardas_Itapevi_JandiraEstá em andamento mais um curso de formação de novos guardas municipais em Itapevi. Aprovados em concurso público, os agentes estão acompanhando, desde 22 de novembro, uma série de atividades ministradas pelo Centro de Formação e Capacitação da Guarda Municipal de Itapevi, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança.

De acordo com a secretaria, cinquenta e dois novos guardas das cidades de Itapevi (com 31 agentes) e Jandira (com 18 profissionais) estão participando do curso. “Com duração de 90 dias, de segunda a sábado, a formação engloba temas relacionados ao trabalho dos guardas municipais, no âmbito das duas cidades”, comenta o secretário de Segurança de Itapevi, Kleber Ferreira Maruxo.

Entre os temas desenvolvidos ao longo do curso, estão técnicas operacionais, armamento, procedimentos gerais, radiocomunicação, civismo, história do município, língua portuguesa, direção defensiva, prevenção a entorpecentes, preservação ambiental, condicionamento físico, defesa pessoal, ordem unida, trânsito, direitos humanos, funções e atribuições do Guarda Municipal.

Todas as disciplinas terão avaliação rigorosa e os alunos precisam obter nota mínima de sete pontos para serem aprovados. Além disso, será avaliada a postura, o companheirismo e o comprometimento dos agentes que, após a aprovação deverão assumir definitivamente o posto de Guarda Municipal.

Nesta segunda-feira (03), os futuros guardas acompanharam aulas de prevenção às drogas, sob instrução do secretário Kleber Maruxo. O tema tem sido recorrente durante todo o ano de 2010, quando a Prefeitura desenvolveu uma série de atividades culturais e educativas junto à população.

“Realizamos no ano passado a 1.ª Semana de Prevenção e Combate às Drogas, buscando mobilizar todos os segmentos da sociedade para enfrentarmos este problema que afeta não somente Itapevi, mas o país inteiro. Desenvolvendo o assunto com os futuros guardas, vamos ampliar ainda mais o raio de ação preventiva em nossa região”, destacou Maruxo.

O encerramento do curso, de acordo com a Secretaria de Segurança, está previsto para o mês de março, quando deverá ser realizada uma cerimônia conjunta dos dois municípios. “Nossa meta é oferecer, por meio de um serviço de segurança pública qualificado, atuando em apoio às forças estaduais de segurança, maior tranquilidade e conforto aos cidadãos”, declarou a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

 

Itapevi forma guardas da região

Situada no bairro do Itaqui, dentro das instalações da Guarda Municipal, o Centro de Formação e Capacitação possui duas salas de aula com 40 lugares cada uma, sala com tatames para aulas de defesa pessoal, sala para condicionamento físico, um auditório com 80 lugares, refeitório e alojamento masculino e feminino.

Em dois anos, centenas de profissionais de segurança da região já passaram pelo Centro de Formação e Capacitação da Guarda Municipal de Itapevi, vindos das cidades de Embu-Guaçu, Araçariguama, Jandira, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Pirapora do Bom Jesus e Itapecerica da Serra.

Com tantos investimentos em equipamentos e cursos de capacitação, a G.M. de Itapevi é considerada, atualmente, uma das mais bem preparadas do Estado. A corporação tem colaborado também com as ações das forças de segurança (Polícias Civil e Militar), além de apoiar atividades de outros departamentos da Prefeitura, como Defesa Civil, Demutran, Educação e Cultura e Esportes e Lazer.

Relacionados