Guarda Municipal de Itapevi Recebe Equipamentos Novos

equipamentosA Guarda Municipal de Itapevi apresentou, nessa quinta-feira (22), um balanço com todas as ações realizadas pela corporação no primeiro semestre deste ano.

De acordo com o secretário Municipal de Segurança e comandante da G.M., Kleber Ferreira Maruxo, somente entre janeiro e junho, foram prestados 1.600 atendimentos de diversas ordens, como combate ao tráfico de drogas e outros crimes, ações de fiscalização, prestações de socorro e apoio às Polícias Civil e Militar.

“Posso dizer que conquistamos, de uma vez por todas, o respeito e a confiança da população. Com isso, as solicitações feitas por meio do telefone 199 têm aumentado cada vez mais. Para se ter uma idéia, neste período, foram realizadas quase 10 mil rondas pelas ruas da cidade. Hoje, inclusive, o número de flagrantes realizados pela Guarda consolida e demonstra a importância da G.M. para a segurança pública de Itapevi”, comentou Maruxo. 

Os dados apresentados nessa quinta-feira dão conta de que, no primeiro semestre de 2010, a Guarda Municipal atendeu, por exemplo, a 33 ocorrências de agressão, 22 de tráfico de entorpecentes, 16 de furto, 13 de roubo, entre outras. A corporação também prestou importantes serviços de apoio a outros departamentos, auxiliando na apreensão de 119 veículos em situação irregular, prestando 61 auxílios de socorro e atendendo a 160 ocorrências de acidentes no trânsito.

“Mais do que contabilizar números e estatísticas, o importante para nós é saber que a população de Itapevi cada vez mais confia e procura a Guarda sempre que necessita de auxílio”, complementou Maruxo.

E dados oficiais divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública apontam que o trabalho executado diariamente pela corporação já apresenta reflexos na queda dos principais índices de criminalidade de Itapevi. Se comparadas as ocorrências policiais registradas no primeiro trimestre de 2009 com as do primeiro trimestre de 2010, a cidade apresentou uma redução de 37,4 % no número de furtos, de 16,1% nos registros de roubos e de 72,5% nas ocorrências de roubos de veículos.

Os números superam até mesmo os apresentados por todo o Estado de São Paulo no mesmo período. De acordo com uma nota explicativa publicada pela Secretaria, os furtos no Estado caíram apenas 5%, o número de roubos, 13%, e de roubo de veículos, 12%.

 

Novos equipamentos

Nessa quinta-feira (22), a prefeita Dra. Ruth Banholzer e o vice-prefeito Jaci Tadeu também realizaram a entrega oficial de novos equipamentos para a Guarda Municipal. Entre as novas aquisições, estão revolveres, pistolas, munições, rádios comunicadores, equipamentos de choque (capacetes e escudos), além de materiais para ser utilizados na academia montada pela corporação, como luvas de boxe e sacos de areia para o treinamento de artes marciais. Todos os equipamentos foram comprados com recursos da Prefeitura, em um investimento de cerca de R$ 200 mil.

Durante a entrega, Dra. Ruth lembrou das condições precárias sobre as quais a Guarda trabalhava até 2005 e o quanto foi investido na corporação nos últimos anos para que ela se tornasse uma referência na região. “Vocês são elementos de suma importância para nós e quanto mais vocês estiverem em uma linha de evolução profissional, melhor será para a segurança da nossa população”, afirmou a prefeita, que também anunciou que já existem estudos para criar um plano de carreira para os membros da G.M.   

Citando algumas das inúmeras conquistas da Guarda nos últimos anos, como a entrega de uma nova base, a implantação da Central de Videomonitoramento e a garantia de uma bolsa-formação aos integrantes, Jaci Tadeu ressaltou sua satisfação em ver os resultados alcançados até o momento. O vice-prefeito também anunciou que, em breve, a corporação ganhará seu próprio stand de tiros.

“Se hoje existe segurança em Itapevi é porque a Guarda está na rua. Desde 2005, quando Dra. Ruth assumiu seu primeiro mandato, temos visto uma valorização do profissional. Para mim, é uma satisfação ver o que era a G.M. em 2005 e o que ela representa atualmente”, comentou Jaci.

 

Relacionados