Grupo Garra conquista para Itapevi 1º lugar no Festival Dançar a Vida

Formado por alunos da Escola de Dança de Itapevi, o Grupo Garra venceu o Festival Dançar a Vida com a coreografia “Terra Vermelha”. A competição foi disputada em Marília, no interior paulista, entre os dias 6 e 16 de julho.

Além do 1° lugar na categoria estilo livre conjunto avançado, o grupo recebeu o prêmio pelas maiores notas dos jurados e a vaga para participar do Concurso Internacional Latinoamerica Danza, que será realizado em novembro na Argentina.

No sábado (15), a performance “Terra Vermelha”, de Lau Silva, recebeu a maior média de notas do dia e faturou a primeira colocação. No dia seguinte, “Terra Vermelha” também foi escolhida como a melhor coreografia pelos diretores das companhias que participaram do festival.

“Esse resultado é fruto de um trabalho sério. A coreografia Terra Vermelha é desenvolvida desde dezembro de 2015 e foi apresentada mais de 11 vezes em várias cidades e festivais do Brasil, como Rio de Janeiro, Catanduva e São Paulo”, explica Lau Silva, diretor, coreógrafo e professor do Grupo Garra.

A performance conta a história de um índio que se apaixona por uma mulher branca e revela os medos de uma aldeia que receia pela saída do casal. Os índios temem o contato com os homens brancos e alimentam o medo do convívio e das diferentes entre os povos.

A Companhia de Dança de Itapevi – Grupo Garra foi criada em 1986, em Osasco, e chegou a Itapevi em 1991. As apresentações começaram em 1992 e, de lá pra cá, mais de 300 bailarinos já passaram pelos ensaios e apresentações. O Garra é dividido em três categorias: Infantil (alunos com idade entre 7 e 10 anos – atualmente com 49 bailarinos); Infanto-juvenil (entre 11 e 14 anos – 45 bailarinos) e Adulto (acima de 14 anos – 40 bailarinos).

“Fazem parte da nossa Companhia aqueles alunos que se destacam nas aulas de dança oferecidas pelo Departamento de Cultura. Eles são selecionados e convidados para uma performance de alto rendimento”, explica Silva.  

No dia 12 julho, a coreografia “Meu eu em você”, de Celso Figueiredo e Luana Oliveira, que integram o Grupo Garra, conquistou o 2° lugar no Festival na categoria Duo Livre.

Relacionados