GOVERNO FEDERAL AJUDARÁ ITAPEVI A SUPERAR OS PROBLEMAS OCASIONADOS PELA CHUVA

PT_em_BrasiliaDra. Ruth esteve em Brasília emergencialmente nessa quarta-feira (27), buscando recursos para realizar obras de infra-estrutura

Visando buscar recursos do Governo Federal para ajudar as famílias prejudicadas com as fortes chuvas dos últimos dias e realizar ações preventivas, a prefeita de Itapevi, Dra. Ruth Banholzer, viajou emergencialmente para Brasília, onde esteve durante toda a quarta-feira (27).

 

 Na capital federal, Dra. Ruth, acompanhada do deputado federal João Paulo Cunha, foi recebida pela Dra. Ivone Maria Valente, secretária Nacional de Defesa Civil, que se comprometeu a ajudar o município.De acordo com a prefeita, o presidente Lula, sensibilizado com a situação vivida pela cidade neste verão, determinou que o Ministério da Integração Nacional atenda rapidamente o município com fornecimento de cestas básicas, kits-dormitório e uma verba para ações emergenciais em próprios públicos. Outras medidas a ser realizadas com o apoio da União são obras de infra-estrutura, tais como melhorias em estradas.

Desde o último final de semana, as cidades da região enfrentam fortes temporais que já causaram inúmeros transtornos, como transbordamento de rios, alagamento de ruas e deslizamentos de terra. Ao todo, 132 cidades do Estado passam por problemas. Em Itapevi não foi diferente. Apesar das inúmeras ações preventivas realizadas nos últimos anos pela Prefeitura – como desassoreamento de rios, canalizações de córregos e limpezas de bocas de lobo -, o município não resistiu ao grande volume de água e apresentou na noite de segunda (25) para terça-feira (26), 11 pontos de alagamento e quatro deslizamentos de terra.

O principal problema enfrentado pela cidade, no entanto, foi a destruição de um trecho da rodovia SP-29, principal via de acesso ao município, que deverá ser reformada pelo Governo do Estado assim que forem concluídos os estudos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), órgão responsável pela administração da via.

A situação de Itapevi fez com que a prefeita decretasse Estado de Emergência Pública, o que garantiria à cidade crédito extraordinário no valor de até R$ 300 mil a ser destinado à cobertura de despesas decorrentes de tais ações. No entanto, o pedido foi negado pelo Governo Estadual. “Temos 200 famílias desalojadas. A cidade vive tempos difíceis e a situação só não é mais grave porque realizamos um amplo trabalho preventivo, como, por exemplo, o desassoreamento do rio Barueri-Mirim e do córrego Paim. Precisamos de recursos imediatos para solucionar todos os problemas acarretados pela chuva”, comentou a prefeita.

Em visita à cidade nessa quinta-feira (28), o senador Aloísio Mercadante defendeu a posição da prefeita e sinalizou a intenção de ajudar o município a obter ajuda da União em tudo que for necessário. Uma das formas propostas pelo senador foi a agilização dos projetos enviados pela cidade a Brasília e das emendas parlamentares que encontram-se em fase de estudo. “Não há a menor possibilidade de esperar as coisas se agravarem para se declarar Estado de Emergência. A previsão é de chuva forte até o final de março. Por isso, o município precisa ter recursos para agir. O Governo Federal vai ajudar Itapevi. Negar recursos pode ter sentido para o Governo do Estado, mas não para a União”, afirmou Mercadante. Também acompanharam a reunião entre Dra. Ruth e o senador Mercadante nessa quinta-feira o deputado estadual Marcos Martins e os vereadores Flaudio Azevedo Limas, Adilson Peres e Cláudio Dutra.

Atualmente, uma equipe da Prefeitura, composta por 150 profissionais de diversos departamentos, efetua uma detalhada avaliação dos danos provocados pela chuva a elabora um plano de trabalho, conforme define o decreto 6663, de 26 de novembro de 2008, que regulamenta as condições para que se caracterize Estado de Calamidade Pública ou Situação de Emergência aos municípios mais afetados. ”Estamos trabalhando em três frentes: no atendimento emergencial às famílias, na recuperação de encostas e margens de rios e nas ações preventivas para que novos problemas não surjam nas próximas semanas. Tenho certeza que nós do Poder Público, unidos com a população, podemos e vamos superar este período difícil”, explicou Dra. Ruth.

Relacionados