Fundo Social de Itapevi estende Natal Sem Fome para atendimento às famílias atingidas por chuvas

Natal_Sem_Fome_ampliacaoCom a chegada do verão, marcado por fortes chuvas, aumenta-se o risco de inundações e desbarrancamento de terras nas cidades da Grande São Paulo.

Para prevenir e atender às possíveis ocorrências no âmbito do município, a Prefeitura de Itapevi mantém suas equipes de trabalho – como a Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social e Cidadania – em prontidão.

Umas das ações da administração municipal é o apoio à ação do Fundo Social na coleta de doações de alimentos não perecíveis, roupas, móveis e utensílios, que são revertidos às famílias carentes ou prejudicadas por fenômenos da natureza. Vinculada à 6ª Ação Para um Natal Sem Fome, que já está em andamento na cidade, a arrecadação de móveis e utensílios será ampliada pelo Fundo, para atendimento a essas famílias.

“Moradores, empresários, comunidade em geral, todos podem participar de mais esta ação. Tenho certeza de que nossa cidade, mais uma vez, vai abraçar a causa da ajuda ao próximo, ao mais necessitado”, comentou a presidente do Fundo Social, Ruth Frederico Gianezzi.

As doações podem ser entregues em escolas municipais, unidades de saúde e departamentos públicos, que funcionam como postos de coleta ou diretamente ao Fundo Social, responsável pela organização e distribuição de todo material arrecadado. A sede do Fundo Social está localizada à Rua Escolástica Chaluppe, 154 – Centro, no prédio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

Atenção a situações de risco

Além do atendimento às famílias prejudicadas pelas chuvas, a Prefeitura monitora as áreas de risco apontadas em estudo feito pela Defesa Civil Municipal e pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). Os agentes também orientam moradores sobre os perigos encontrados em imóveis nas áreas de risco, formas de identificação do perigo e medidas preventivas a serem tomadas junto aos órgãos competentes.

Também realiza serviços preventivos, executando a limpeza de rios, córregos e bocas-de-lobo, buscando evitar enchentes na cidade. Nos últimos anos, as populações ribeirinhas passaram a conviver com máquinas e profissionais que atuam periodicamente nas áreas que apresentam mais riscos de inundações. A limpeza feita em locais como Jardim Vitápolis, Parque Suburbano e Jardim Santa Rita tem colaborado para reduzir o índice de enchentes no município.

Relacionados