Filas de espera por consultas no CIS de Itapevi são zeradas em cinco especialidades médicas

O CIS (Centro Integrado de Saúde), localizado no Santa Rita, completou cinco meses de funcionamento, no início de dezembro, e zerou as filas de espera em cinco especialidades médicas, além da marca de 35 mil atendimentos, entre consultas e exames. 

O resultado de 100% de atendimento foi alcançado em cirurgia vascular, endocrinologista infantil, gastroenterologista, mastologista e urologista.

“Atendimento bastante educado e olho no olho, perfeito, além da velocidade em marcar e passar pelo médico. Antes era uma demora para conseguir a consulta. O atendimento foi 10”, explica Lidia Pereira do Nascimento Leonardo, dona de casa, 69, moradora do Parque Miraflores, que foi atendida pelo gastroenterologista após encaminhamento médico.  

No CIS, cerca de 8,5 mil pessoas estavam na lista de espera, aguardando por atendimento específico, esse número já foi reduzido em 32%.

99% das pessoas que aguardavam por consulta com cardiologista já foram atendidas, ortopedista e traumatologista em 64%, endocrinologista adulto em 43%, otorrino em 31% e reumatologista em 25%, entre outros.

Para o prefeito de Itapevi, Igor Soares, os números mostram que a administração municipal está no caminho certo. “Em cinco meses já começamos a colher os resultados de uma gestão eficiente que prioriza o cidadão, em breve vamos ter números ainda melhores”, afirmou.

Quem também elogia o atendimento no CIS é a dona de casa de 63 anos Elisa Ferreira Vieira, moradora do Santa Rita e passou em consulta com um cirurgião vascular. “O médico não teve pressa e a todo momento me deu atenção. Foi impressionante mesmo como eu me senti bem atendida e a velocidade que me chamaram para a consulta. Só tenho que agradecer”, revelou.   

Além das pessoas da lista de espera, o CIS tem realizado atendimento de rotina em especialidades que já eram oferecidas na cidade. Atualmente, são realizados cerca de sete mil atendimentos por mês.

A partir de janeiro, o Centro Integrado de Saúde já estará funcionando com a sua capacidade total, que é de 8 mil atendimentos mensais, entre consultas e exames.

Atendimento

Localizado na região da Vila Santa Rita (Rua Arquiteto Ubirajara da Silva, 87). O CIS funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

O Centro Integrado de Saúde possibilita a realização de consultas com 15 especialistas médicos e de 18 tipos de exames diagnósticos e preventivos. As consultas oferecidas pelo equipamento são de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, neurologia, pneumologia, reumatologia, mastologia, infectologia infantil, urologista, gastroenterologia, ginecologia/obstetrícia, oftalmologia, ortopedia/traumatologia, psiquiatria e otorrinolaringologia.

Os exames oferecidos são: US doppler, ultrassom geral, colonoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma com sedação, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, endoscopia digestiva alta, holter, Mapa, Raios-X, teste ergométrico, urodinâmica, espirometria, tomografia (ambulatorial), tomografia (urgência/emergência) e audiometria.

Como funciona

O morador não precisa ir até o CIS para marcar a sua consulta ou procedimento. O encaminhamento é realizado pelo médico clínico geral da unidade de saúde mais próxima da residência do paciente. O profissional de saúde é responsável por analisar a necessidade do paciente em passar por um especialista e realizar os exames médicos; se for necessário ele faz uma guia de encaminhamento ao CIS.

Expresso Saúde

A unidade também conta com serviço de transporte gratuito para deslocamento dos pacientes. Como o prédio está distante da região central, o Expresso Saúde faz o trajeto Terminal de Ônibus – CIS e vice-versa, para atender os pacientes. Apenas as pessoas que mostrarem ao motorista o SMS da Prefeitura confirmando a agendamento no CIS podem utilizar o transporte exclusivo até a unidade. 

Relacionados