Festival IT chega à 6ª edição com cosplay e “aulão” de samba rock em Itapevi

No próximo sábado (12), a Prefeitura de Itapevi realiza a 6ª edição do Festival IT na Praça 18 de Fevereiro, no Centro. O evento começa às 10h e terá, a partir das 19h30, um “aulão” de samba rock gratuito aberto à população.

“Nosso intuito é oferecer cada vez mais qualidade de serviços públicos, gastronomia, arte e cultura em um único espaço em benefício do cidadão”, disse o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Emprego, Mauro Martins Júnior.

Além das 25 barracas de artesanato, 15 de comida e das atividades artísticas, o público terá à disposição brinquedos infantis, poesia e diversas apresentações musicais.

Nesta edição, o Festival terá como tema o folclore brasileiro. Para isso, foram convidados grupos de cosplay (pessoas fantasiadas) caracterizados como personagens das histórias folclóricas nacional e do Sítio do Pica Pau Amarelo.

Já o “aulão” de samba rock será comandado pelos DJs Nelson e Brotinho e por professores da Escola Livre de Dança   “Queremos ver a Praça 18 de Fevereiro lotada, bem movimentada e animada. Esperamos entre 400 e 500 participantes”, afirmou Henrique Leão, coordenador de Cultura de Itapevi.

Instituto Embeleze e Oficina de Pallets

Outra novidade para esta edição do Festival IT é a parceria firmada entre a Prefeitura e o Instituto Embeleze, que oferecerá cortes de cabelo (masculino e feminino), desenho de barba, design de sobrancelhas e maquiagem em troca de 1 quilo de alimento não perecível.

Ao longo do dia, o festival também contará com uma oficina gratuita de confecção de móveis feitos de pallets, que são madeiras utilizadas em transportes para sustentar produtos e cargas pesadas e que hoje fazem parte de itens de designer e decoração de casas. A atividade ficará a cargo do artesão Sebastião Domingos.

Pronatec Voluntário

Além disso, a Prefeitura também montará uma tenda na Praça 18 para efetuar as pré-matrículas para as 2,4 mil vagas de cursos oferecidos pelo Pronatec Voluntário (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

As vagas são exclusivas para moradores da nossa cidade e são na modalidade de EAD (Ensino a Distância). São 22 opções de carreiras profissionais oferecidas.  A carga horária média dos cursos é de 160 horas e todos são a distância. É possível fazer apenas um curso por matrícula. Haverá certificados emitidos pela própria instituição que oferta o curso

Interessados com a partir de 15 anos podem se inscrever, sem exigência de escolaridade. Os documentos necessários para a pré-matrícula são: CPF, endereço (CEP), telefone de contato e e-mail.

Sobre o evento

O Festival IT é promovido desde março, pela Prefeitura de Itapevi e já reuniu um público de 10 mil pessoas. O evento tem como objetivo promover os artistas e empreendedores da cidade, reunindo, em um único espaço, gastronomia, arte e cultura. O evento acontece sempre no segundo sábado de cada mês. Os próximos festivais acontecem nos dias 16 de setembro, 21 de outubro, 11 de novembro e 9 de dezembro.

Confira a programação da 6ª edição do Festival IT:

10h – Banda Infantil da GCM

11h – Ritmos e Zumba

12h – Mestre Anu – Capoeira

12h50 – Poeta – Eduardo Silveira

13h – Maculelê (Convidados de Jandira)

13h30 – Bumba Meu Boi (Convidados de Jandira)

14h – Apresentações da Escola Municipal Livre de Música

15h20 – Poeta – Eduardo Silveira

15h30 – Miro e Marcos

16h – Bruno Henrique

16h30 – Maestro Josival e Fabiano

17h – Mariô Rocha e Banda

17h30 – Grupo Primoridade

18h30 – Michell

19h30 – Samba Rock na Praça – Djs Nelson e Brotinho e professores da  Escola Livre de Dança de Itapevi – Étore/ Jéssica Leopoldo

Relacionados