EXTENSÃO OPERACIONAL ITAPEVI-AMADOR BUENO DA CPTM

reunio_CPTM_BenficaLinha férrea deverá passar por reformas de adequação e população poderá utilizar gratuitamente ônibus da Benfica durante interrupção do serviço

Os usuários da extensão operacional da Linha Diamante da CPTM (Itapevi-Amador Bueno) passarão a utilizar os ônibus da concessionária do transporte público municipal de Itapevi, a Benfica, para se deslocar de uma parada a outra.

 

O anúncio oficial foi feito nesta quarta-feira (10), na Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Itapevi, pela prefeita Dra. Ruth Banholzer, durante encontro que reuniu o vice-prefeito, Jaci Tadeu da Silva e os representantes das empresas.

Durante a reunião foi assinado pelas empresas e pela prefeita convênios para integração dos usuários da extensão operacional de Itapevi a Amador Bueno, da CPTM para a Benfica. Segundo os técnicos da CPTM, a medida é parte das ações de modernização do ramal, consequência das obras que vêm sendo realizadas em toda a extensão da Linha Diamante.

“Na verdade, o que vai chegar à Linha Diamante da CPTM é a qualidade de metrô de superfície no atendimento ao usuário, com novas estações dotadas de escadas rolantes, trens com ar-condicionado e intervalo de circulação de três minutos entre as composições”, destacou o gerente de projetos da CPTM, Ayrton Camargo, que veio à reunião acompanhado dos técnicos Nicolau Tolentino, César San Miguel e José Benedito Almeida.

Empenhada em buscar soluções junto ao Governo do Estado para as dificuldades da população de Itapevi na questão do transporte público, em especial no transporte ferroviário, a prefeita Dra. Ruth Banholzer recebeu a notícia com satisfação. “Estas são melhorias que a população de bairros como Amador Bueno e Jardim Santa Rita aguardam há muitos anos. Mais do que isto, as melhorias no transporte ferroviário dentro do município representam novos fatores contribuintes para o crescimento econômico de Itapevi, juntando-se aos investimentos realizados pela Prefeitura”, afirmou.

De acordo com a Benfica, será criada uma linha de ônibus emergencial, para atender a demanda dos usuários do ramal Itapevi-Amador Bueno. “Serão inicialmente disponibilizadas sete unidades, que transportarão os passageiros entre as paradas de trens da CPTM. Dependendo da demanda, poderemos aumentar ou diminuir o número de veículos, bem como o intervalo de circulação”, comentou o gerente operacional da Benfica, Leonel Gomide, que compareceu à reunião acompanhando o presidente da empresa, Alexandre Freitas.

Entre as empresas foi assinado um programa de integração física, operacional e tarifária. Por meio deste documento, a Benfica compromete-se a garantir o transporte dos passageiros – incluindo pessoas com deficiência – entre as paradas do ramal Itapevi-Amador Bueno, sem a cobrança de tarifa aos usuários. “Isto significa que o passageiro que embarcar no ônibus na parada Amador Bueno, somente pagará a tarifa ao acessar o trem na estação de Itapevi. No trajeto oposto, o usuário pagará somente o transporte de trem até Itapevi, acessando em espaço reservado para este fim o ônibus até Amador Bueno”, explicou o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Urbano, Jaci Tadeu.

A população de Itapevi vem sendo contemplada com investimentos voltados à infraestrutura. Está em andamento, por parte da CPTM, a modernização das estações de trens de Itapevi e Engenheiro Cardoso, bem como a implantação de uma passarela, ligando os bairros Vila Aparecida e Jardim Cidade Saúde, antiga reivindicação dos moradores da região e da prefeita Dra. Ruth. Pela Sabesp, está sendo implantado um coletor-tronco de esgotos, que conduzirá os dejetos produzidos na cidade até a estação de tratamento de Barueri, além da ampliação da rede de fornecimento de água tratada em bairros como Vila São Francisco e Jardim Jurema. Já o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) vem realizando a modernização do trecho entre Itapevi e São Roque da rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva (SP-274).

 

Relacionados