PREFEITURA DE ITAPEVI DIVULGA CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE A

Gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a 1 ano e 11 meses de idade serão atendidos a partir de 22 de março

A Prefeitura de Itapevi divulgou o calendário deste ano para vacinação contra a Gripe A. De acordo com a prefeita Dra. Ruth Banholzer, a programação seguirá o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde, que já começou a distribuir os primeiros lotes da vacina em todo o país seguindo uma ordem de prioridades.

Os profissionais da Secretaria de Higiene e Saúde já estão sendo imunizados, para garantir a manutenção dos serviços nas unidades municipais. Em seguida, as vacinas serão aplicadas nas gestantes, nos pacientes com doenças crônicas e nas crianças de seis meses a 1 ano e 11 meses de idade, que deverão procurar uma UBS ou um posto do PSF mais próximo de casa entre os dias 22 de março e 02 de abril.

“A determinação do Governo Federal é de que o calendário da campanha priorize os segmentos mais vulneráveis da população. Por se tratar do principal grupo de risco, essas pessoas serão as próximas a ser imunizadas”, explica Dra. Ruth.

Segundo o secretário de Higiene e Saúde, Dr. Sidney Sepulcre, para conforto e melhor atendimento à população de Itapevi, a Secretaria formulou um projeto municipal, sobre o qual serão realizadas as ações durante a campanha deste ano. “Obedeceremos a normativa do Ministério, mas implantaremos também nosso programa municipal, que é adaptado para a realidade de Itapevi”, afirma Dr. Sidney.

Além das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos postos do Programa de Saúde da Família (PSF), os hospitais e ambulatórios do município também receberão doses da vacina para que imunizem gestantes que fazem o pré-natal, os pacientes que se encontram internados por doenças crônicas e as crianças com idades entre seis meses e 1 ano e 11 meses.

Em outras etapas da campanha elaborada pelo Ministério da Saúde, serão vacinados outros grupos. A estimativa do Governo Federal é imunizar até o final de maio 90 milhões de pessoas em todo o país. Somente em Itapevi, deverão ser aplicadas cerca de 98 mil vacinas contra a Gripe A.

 

Gripe A

A Gripe A é uma doença causada pelo vírus Influenza tipo A/H1N1 modificado. Assim como a gripe humana comum, a Influenza A (H1N1) apresenta como sintomas febre repentina, fadiga, dores pelo corpo, tosse, coriza, dores de garganta e dificuldades respiratórias. O vírus também pode ocasionar diarréia e vômitos.

Para se prevenir do contágio, algumas medidas simples podem ser tomadas pela população. Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir, preferencialmente com lenço descartável; lavar as mãos frequentemente, com água e sabão; não tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies e evitar aglomerações são algumas das recomendações do Ministério da Saúde.

 

Relacionados