Exposições e caminhada marcam Luta Antimanicomial em Itapevi

Para enaltecer a importância de um tratamento humanizado para pessoas com transtornos mentais, a Prefeitura de Itapevi – por meio da Secretaria da Saúde – oferece algumas atividades que marcam a Luta Antimanicomial na cidade.

A Luta Antimanicomial se iniciou há cerca de 30 anos, quando um grupo de profissionais da saúde, indignados com o tratamento desumano praticado em hospitais psiquiátricos, questionou o modelo de atenção vigente que era baseado quase que exclusivamente em uma terapêutica medicamentosa.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nasceram como proposta de atendimento multiprofissional, onde a terapêutica envolve atendimentos clínicos específicos, diversas atividades de expressão artística, esportivas e educativas, realizadas na unidade de saúde ou em parceria com outras secretarias, e que buscam a reinserção do usuário do serviço no convívio familiar e social, reduzindo a necessidade de internação a um dispositivo pontual e não mais como, finalidade e terapêutica única.

Para lembrar a data dessa iniciativa, a Secretaria de Saúde está realizando exposições de artigos confeccionados pelos pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) II “Espaço Conviver”, Infanto-Juvenil “Ciranda” (direcionado para crianças e adolescentes) e AD “Reconstruir” (desenvolvido para pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas).

Os artigos confeccionados são de expressão artística, e fazem parte da terapêutica psicossocial, e estão em exposição no saguão do prédio da Prefeitura até esta sexta-feira (08). Em seguida, estarão disponíveis: P.S. Dr. Cardoso (12/05), P.S. Amador Bueno (13/05), UBS III Cohab (14/05) e UBS Jd. da Rainha (15/05). Em todos os dias, o horário das exposições será das 8h30 às 12h. Chaveiros, potes decorados, utensílios em cerâmica e diversos itens de artesanato seguem à venda.  

Outra ação relacionada à Luta Antimanicomial é a caminhada prevista para acontecer na segunda-feira (dia 18). Usuários dos serviços de saúde, munícipes, familiares e agentes da saúde sairão da concentração, que será no CAPS Ciranda (rua Brasília de Abreu Alves, 65 – Vila Nova Itapevi), às 9h, e percorrerão as ruas centrais até a Praça 18 de Fevereiro.   

Vale lembrar que os CAPS oferecem atendimento multiprofissional para portadores de transtorno mental grave e severo. Os servidores recebem, acolhem, avaliam e propõem um projeto terapêutico individualizado a cada necessidade, que poderá contemplar cuidados intensivos (diários), semi-intensivos (alguns dias da semana) ou não intensivos (alguns dias do mês).

Serviço

CAPS Infantil: oferece atendimento para crianças e adolescentes em sofrimento mental grave.

Rua Brasília de Abreu, 65, Vila Nova Itapevi

Tel: 4143-4903

CAPS Adulto: oferece atendimento para adultos em sofrimento mental grave.

Rua Eduarda Rios Trevisan, 105, Jd. Portela

Tel: 4142-5595

CAPS Álcool e Drogas: oferece atendimento a pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas.

Rua Arnaldo Sérgio Cordeiro das Neves, 235, Jd.Portela

Tel: 4141-2148.

Relacionados