Estudantes de Itapevi concluem curso de inclusão digital mantido pela Prefeitura, SENAC e Instituto Eurofarma

Inclusao_Digital_EurofarmaDezenas de estudantes de Itapevi concluíram neste sábado (18) o curso de Inclusão Digital, mantido por uma parceria entre o SENAC, o Instituto Eurofarma e a Prefeitura de Itapevi. Realizado durante o primeiro semestre de 2011, o curso foi encerrado com uma cerimônia no CEMEB Bemvindo Moreira Nery, que teve a participação do vice-prefeito de Itapevi, Jaci Tadeu da Silva, do secretário do Meio Ambiente, Evangelista Azevedo Limas, e do vereador Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho).

O curso tem por objetivo oferecer aos jovens ferramentas de informática para facilitar o acesso à informação e favorecer as chances de ingresso no mercado de trabalho. Ministrado por meio de parceria técnica com o SENAC, o conteúdo do curso é dividido em dois blocos: aplicativos voltados ao dia-a-dia de um ambiente escolar ou administrativo (incluindo editores de texto, de planilhas de cálculo e de apresentações e de navegação na internet); e criação e manutenção de páginas e sites de internet.

O vice-prefeito Jaci Tadeu elogiou a atuação dos estudantes e os exortou a continuar estudando, de modo a manter-se no mercado de trabalho. “Antigamente, o mercado de trabalho buscava os bons profissionais. Hoje, para entrar no mercado de trabalho é preciso ser muito bom. Por isso mesmo é que se faz necessária a realização de mais e mais cursos. Mais do que nunca a qualificação é indispensável”, ressaltou Jaci.

Além da inclusão digital, o curso empenha-se em formar cidadãos, ao incluir discussão de temas como paz, família, relacionamento, meio ambiente, ética e comunicação, entre outros, que são posteriormente trabalhados em laboratórios de computadores. Também fez parte do curso ministrado em Itapevi uma formação em linguagem brasileira de sinais (LIBRAS).

O vereador Prof. Paulinho ressaltou o empenho da administração Dra. Ruth-Jaci Tadeu na ampliação da qualidade do ensino público municipal. “Graças ao empenho da atual administração, temos hoje em Itapevi escolas de nível infantil, fundamental, médio, técnico – com a e-Tec Brasil – e superior – com a Universidade Aberta do Brasil. São escolas como esta – o CEMEB Bemvindo Moreira Nery – que estamos transformando para atender aos nossos jovens”, destacou Paulinho.

Representando o SENAC durante o evento, o técnico Claudio Roberto Gonçalves falou sobre o interesse da administração em receber investimentos, como a realização de projetos como o Inclusão Digital. “As conversas com os gestores municipais em Itapevi sempre são muito fáceis, quando o assunto é investimento. São pessoas que vivem aqui, conhecem os problemas da cidade e querem soluções”, disse Gonçalves, ressaltando o objetivo do curso, que é mostrar as competências básicas para o mercado de trabalho.

De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura, formaram-se neste sábado (18), quarenta estudantes, que participaram do curso mantido no CEMEB Bemvindo Moreira Nery. Além dessa, duas escolas da cidade também estão recebendo o mesmo curso – os CEMEB’s Tarsila do Amaral e Carlos Drummond de Andrade.

Os interessados em participar dos cursos mantidos pelo Instituto Eurofarma devem acessar o site http://www.eurofarma.com.br/versao/pt/resposabilidade/index.asp. Para participar do processo seletivo do Inclusão Digital, o(a) candidato(a) deve ter entre 15 e 18 anos; possuir renda familiar de até três salários mínimos; cursar o ensino regular (Fundamental, Médio ou Técnico) em período complementar ou ter concluído o Ensino Médio.

Relacionados