Emidio desafia Caramez a defender pedágios durante campanha para reeleição

EspEmidio_2Em resposta aos ataques do tucano, prefeito de Osasco o classificou como “deputado de péssima qualidade” e o desafiou a defender os pedágios durante a campanha eleitoral

O prefeito de Osasco, Emidio de Souza (PT), rebateu as recentes provocações do deputado estadual João Caramez (PSDB), a quem atribuiu “problemas de auto-estima” e ausência completa de compromisso com a região, reduto eleitoral do tucano, que é ex-prefeito de Itapevi. O motivo da disputa é a proliferação dos pedágios sob a gestão do governador José Serra (PSDB), fenômeno duramente criticado por Emidio e elogiado por Caramez, tradicional defensor das concessões de rodovias.

“É uma vergonha ter um deputado que, ao invés de defender o cidadão, defende a concessionária”, revidou o osasquense, em entrevista ao Diário. Emidio desafiou o tucano a apoiar os pedágios durante sua campanha de reeleição e a elogiá-los nos palanques e nas ruas. “É evidente que ele não tem qualquer grau de compromisso com a região Oeste. Para mim, é um deputado de péssima qualidade”, disparou, após avaliar que a postura de Caramez “não depende de partido”, pois se trata de “um problema de auto-estima”.

Iniciada no mês passado, a troca de farpas foi intensificada após o tucano escrever o artigo “Pedágios e (muitos) truques”, publicado no jornal Folha de S. Paulo, na última sexta-feira. O texto é uma resposta ao artigo de Emidio, publicado na semana anterior, no mesmo jornal, e intitulado “A Folia dos Pedágios”. O prefeito denuncia, dentre outros problemas, os prejuízos sofridos pelas cidades paulistas por causa das concessões; já o deputado ataca Emidio e afirma que ele manipulou informações e dados.

O artigo do prefeito aponta que é inútil o governo “trombetear a suposta aprovação” dos usuários em relação à manutenção das rodovias, pois cresce hoje a insatisfação popular contra “o abuso dos pedágios”. “Autoproclamados craques em gestão, os tucanos promoveram em São Paulo o milagre da multiplicação das praças de pedágio. Eram 40 em 1997. São 163 em 2010, com forte viés de alta”, denuncia Emidio, afirmando ainda que as tarifas subiram 174% entre 1998 e 2009, apesar da inflação ter crescido 99% no mesmo período.

O petista apresenta diversos números que caracterizam a “folia” do governo Serra. Informa, por exemplo, que a viagem da Capital para São José do Rio Preto (454 km) custa R$ 118,40 para veículos simples e que os caminhões com 5 eixos pagam R$ 290,50 para trafegar pelo complexo Anhanguera-Bandeirantes. Além disso, ele lembra a promessa do ex-governador Mário Covas (PSDB) de que o Rodoanel nunca seria pedagiado e critica o lucro de R$ 4,55 bilhões das concessionárias em 2009.

 

Os “truques” de Emidio

CaramezJá a réplica de Caramez acusa o adversário de escolher o tema dos pedágios como bandeira de sua pré-campanha para governador, já que Emidio é cotado pelo PT para disputar o cargo. Ácido, o texto afirma que, apesar do osasquense “situar-se acima da qualidade média do petismo”, ele teria enganado os leitores, utilizando “truques” de retórica.

O parlamentar argumenta que Emidio omitiu os gastos das concessionárias ao denunciar seu alto faturamento e não citou que novas estradas foram leiloadas por Serra, ampliando o quadro geral de concessões, além de afirmar que não foram mencionadas as atuais regras para a manutenção de estradas vicinais. Por fim, Caramez defende a ampliação do número de praças de cobrança, considerada por ele um mecanismo eficaz para equilibrar o preço das tarifas.

 

 

 

Julgamento popular

“Acho que o povo da região Oeste é quem vai ter que julgar”, finalizou o prefeito, ao comentar os ataques do deputado. O embate entre eles começou em janeiro, quando o tucano reuniu a imprensa local para defender os novos pedágios da pista central da rodovia Castelo Branco e atacar o prefeito, a quem chamou de “oportunista”.

Diversos protestos foram realizados na região contra a cobrança e contra o fechamento do acesso livre da Castelo para o trecho Oeste do Rodoanel, substituído por um viaduto construído após as cabines de pedágio, o que obriga todos os motoristas a pagar para entrar e sair do anel viário.

Segundo Emidio, o tráfego de veículos em Osasco aumentou 30% após o pedagiamento do Rodoanel e há estimativas de que agora aumente em até 60%, pois os motoristas já começam a fugir da nova tarifa da Castelo, utilizando vias da cidade como rota alternativa.

Fonte-Webdiario

Fotos- Pagina Zero e Nilton Ramos

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