DRA. RUTH E GOVERNADOR SERRA ENTREGAM O AMBULATÓRIO MÉDICO DE ESPECIALIDADES (AME) DE ITAPEVI

inaugurao_AMEUnidade passa a oferecer diversas especialidades para consultas e vários tipos de exames

Nesta quarta-feira (17), a prefeita Dra. Ruth Banholzer e o governador José Serra entregaram oficialmente a mais nova unidade do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) em Itapevi.

 

O prédio é localizado na antiga sede do Pronto Socorro Municipal, na avenida Presidente Vargas, 205 – Vila Nova Itapevi, tendo sido cedido pela Prefeitura de Itapevi ao Governo do Estado, que efetuou as reformas e adaptações necessárias para a implantação da unidade.

“Esta inauguração é muito especial e, por isso, é que sinto uma imensa alegria em estar aqui. O AME Itapevi beneficiará não somente a população de Itapevi mas também os municípios de Jandira, Cotia, Vargem Grande Paulista, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, São Lourenço da Serra e Juquitiba. São 727,3 mil habitantes que passam a ter acesso a exames gratuitos mais rápidos e de qualidade. É um presente que a Prefeitura e o Governo do Estado estão dando para os moradores de toda a região”, afirmou Dra. Ruth.

Os AME’s são unidades de serviços que oferecem atendimentos ambulatoriais em especialidades médicas, além de procedimentos diagnósticos de média complexidade. São unidades de referência regional com alta resolubilidade em consultas e exames. A unidade de Itapevi, por exemplo, oferecerá, segundo estimativa do Governo do Estado, cerca de 16 mil consultas e 37 mil exames a cada mês, referentes a 26 especialidades médicas, proporcionando, assim, agilidade de serviço e comodidade para milhares de pessoas.

AME_Itapevi_Ao lado de Dra. Ruth, José Serra expressou sua satisfação em implantar mais uma unidade ambulatorial na região. “Este AME será uma unidade com uma produtividade muito alta. Trata-se de uma obra regional que oferecerá um serviço de primeira qualidade, rompendo um ponto de estrangulamento crítico no atendimento à saúde no Estado de São Paulo e na própria região, as longas filas de espera por consultas”, afirmou o governador minutos antes de realizar, acompanhado de Dra. Ruth, o descerramento oficial da placa de inauguração do AME.

Também compareceram à cerimônia dessa quarta-feira (17) o vice-prefeito, Jaci Tadeu da Silva; o presidente da Câmara Marcos Ferreira Godoy (Teco); os secretários Roberto Camal Rachid (Administração), Sidney Sepulcre (Higiene e Saúde), Kleber Ferreira Maruxo (Segurança) e Jaci Pinheiro da Silva (Emprego e Desenvolvimento Social); os prefeitos Braz Paschoalin (Jandira), Carlão Camargo (Cotia), José Carlos Alves – Bananinha (Pirapora do Bom Jesus), Roberto Rocha (Vargem Grande Paulista) e Roque Hoffman (Araçariguama); o secretário adjunto de Estado da Saúde, Nilson Ferraz Paschoa; o deputado estadual, João Caramez; os vereadores Luciano de Oliveira Farias (Bolor), Silas Pinheiro, Adilson Peres e Igor Soares Ebert; o vice-prefeito de São Lourenço da Serra, José de Jesus Lima; o vice-prefeito de Cotia, Moisés Cabrera; o secretário de Turismo de Cotia, Sérgio Folha; o vereador de Cotia, Cabo Givaldo; o vereador de Jandira, Cícero Amadeu Duca; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Itapevi, Cristiane Valéria de Queiroz; o presidente da OAB de Barueri, José Almir; o diretor-executivo da Associação Congregação de Santa Catarina, grupo que administrará o AME Itapevi, Carlos Alberto Lobo Catusso; a diretora-clínica do Hospital Geral de Itapevi, Arlete do Monte; o presidente do CONSEG de Itapevi, Amarildo Oliveira; o coordenador geral do SAMU/Região Oeste, Francisco Nakano; o diretor do departamento SAMU de Itapevi, João Alberto da Silva Júnior; o comandante do 20º BPM/M, tenente coronel Dorival Alves Filho; o comandante da 3ª Companhia do 20º BPM/M de Itapevi, Capitão Ângelo Aparecido Moitinho; o delegado de polícia de Itapevi, Dr. Aloysio Ribeiro de Mendonça Neto; o diretor do Departamento Municipal de Educação, Fábio José de Andrade; os padres Fábio Rosário e Alexandre Oliveira, da Paróquia São Judas Tadeu, de Itapevi, além de entidades e associações da região.

A principal vantagem do AME é a redução do tempo de espera nos exames médicos solicitados por profissionais da rede pública de saúde. Além disso, o novo prédio possibilitará a redução das distâncias percorridas pelos itapevienses para a realização de diversos tipos de exames. O espaço, de 2,2 mil metros quadrados, possui 28 consultórios médicos, quatro não-médicos e 19 salas para exames, além de locais específicos para curativos, medicação, repouso e observação.

De acordo com o Governo do Estado, haverá atendimento em acupuntura, alergologia, cardiologia, cirurgia buco-maxilar, cirurgia geral, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia adulto e infantil, fisiatria, gastroenterologia, ginecologia, hematologia, infectologia, mastologia, nefrologia, neurologia adulto e infantil, oftalmologia, ortopedia, otorrino, pneumologia, proctologia, reumatologia e urologia. Também serão realizadas pequenas cirurgias, reabilitação, atendimento em psicologia e exames de audiometria, colposcopia, densitometria, eletrocardiografia, eletroencefalografia, endoscopia, espirometria, mamografia, nasofibroscopia, holter, teste ergométrico, estudo urodinâmico e exames oftalmológicos específicos, como tonometria e teste ortóptico.

Para utilizar o AME Itapevi, o munícipe deve se dirigir à unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para receber atendimento médico. Se houver necessidade, o médico fará o devido encaminhamento. O AME não atende livre demanda, apenas com agendamento prévio. É necessária ainda a apresentação do cartão de usuário do SUS (Sistema Único de Saúde).

Relacionados