Dra. Ruth discute a implantação de um Centro de Tratamento para dependentes químicos

Dra_Ruth_Clnica_ReabilitacaoItapevi poderá ter um grande e moderno centro de tratamento para dependentes químicos de toda a região. É o que sinalizou a prefeita Dra. Ruth Banholzer nessa segunda-feira (20), em encontro com prefeitos e deputados da Região Oeste. A reunião, realizada em Alphaville, serviu para definir um plano inédito de ação integrada que pretende unir os Governos Federal e Estadual e as Prefeituras de sete municípios da região visando ao trabalho de prevenção e combate às drogas.

A criação de um Centro para cuidar dos dependentes químicos é considerada um dos primeiros passos do consórcio para o desenvolvimento do plano de ação. De acordo com Dra. Ruth, a unidade poderá ser construída em Itapevi, utilizando recursos de Barueri. Outras Prefeituras da região ficariam responsáveis pela implantação dos equipamentos.

“O programa de combate às drogas é uma coisa mais ampla. O dependente químico necessita de um tratamento especial e ele é muito caro. Um município sozinho não tem condições de fazer isso por ele. Então, estamos aqui unindo forças”, comentou a prefeita.

Além de Itapevi e Barueri, participam da iniciativa os municípios de Cotia, Osasco, Carapicuíba, Jandira e Santana de Parnaíba. O lançamento do plano contou com a presença do deputado federal João Paulo Cunha, atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara.

Segundo João Paulo, este é o momento propício para se debater o projeto, visto que o Governo Federal lançará em breve um novo programa de combate às drogas, por meio do qual serão criadas enfermarias especiais nos hospitais para usuários de substâncias químicas, postos de recuperação e consultórios móveis. “Queremos pegar esse programa do Governo Dilma e ver como ele pode ser inserido na nossa realidade”, explicou o deputado.

Também participaram do encontro a deputada federal Bruna Furlan, os deputados Estaduais Isac Reis e Marcos Neves, os prefeitos Rubens Furlan (Barueri), Anabel Sabatine (Jandira) e Sergio Ribeiro (Carapicuíba), e os vereadores Igor Ebert (Itapevi), Maura Soares (Jandira) e Reginaldo Camilo dos Santos, o Zezinho, gestor inicial do consórcio.

“Dra. Ruth se dispõe a ceder a área. Se for possível juridicamente, Barueri constrói. Pelas informações que já colhemos, esta área precisa estar a uma distância de 10 a 13 quilômetros do centro urbano, e somente Itapevi e Santana de Parnaíba teriam tal disponibilidade. A partir daí, os deputados Bruna e João Paulo começam a fazer gestão junto ao Ministério da Saúde”, detalhou Furlan.

A reunião dessa segunda-feira pode marcar o início de outros debates entre os municípios da Região Oeste da Grande São Paulo. “Esse é um tema que estamos tomando a iniciativa de desenvolver, mas há outros como transporte urbano, disposição do lixo domiciliar, resíduos da construção civil, meio ambiente e segurança pública. Tenho certeza de que vamos colher bons frutos dessa iniciativa”, apostou o prefeito de Carapicuíba, Sergio Ribeiro.

De acordo com as autoridades presentes, os prefeitos Emídio de Souza (Osasco), Silvinho Peccioli (Santana de Parnaíba) e Carlão Camargo (Cotia) também serão convidados a integrar o consórcio.

 

Relacionados