Dra. Ruth Desmente o Deputado Estadual João Caramez sobre obras da estação de Ambuitá

Hora_verdadeA construção da nova estação de Ambuitá da CPTM vem sendo fonte de mais um conflito entre a prefeita de Itapevi, Dra. Ruth Banholzer, e o deputado estadual João Caramez. Durante reunião na segunda-feira (12), moradores de Ambuitá e região questionaram o parlamentar sobre a paralisação de obras da futura estação, anunciada há dois anos pelo Governo do Estado.

Pressionado pela comunidade nesta semana, o deputado responsabilizou a Prefeitura de Itapevi pela interrupção das obras. Apresentando um ofício assinado pelo vice-prefeito Jaci Tadeu em 2011, Caramez sustentou que as obras da futura estação foram suspensas pela Prefeitura, e tentou induzir a população a manifestar-se contra a prefeita.

A afirmação foi desmentida pela prefeita Dra. Ruth Banholzer, em reunião no bairro, na quinta-feira (15). “O deputado está totalmente equivocado. A Prefeitura não suspendeu obra nenhuma, apenas pediu estudos para a solução de um problema crônico do bairro que é a passagem por baixo da via férrea, no que foi atendida pela CPTM”, afirmou Ruth.


Caramez_x_Ruth1

O deputado ressaltou que a Prefeitura estaria ciente das intervenções na região, antes do início das obras. Porém, a prefeita afirma que não foi feito um estudo técnico conjunto com os técnicos da Prefeitura. “Antes de qualquer obra de impacto para a população, é dever do Estado consultar a Prefeitura para que a ação atenda, de fato, as necessidades da comunidade. Algo que, a exemplo de outras ações, como na rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva e a estação de trens de Santa Rita, não foi feito”, afirmou Dra. Ruth.

Para a prefeita, a alteração do projeto solicitada pela Prefeitura, trará mais benefícios à comunidade. “Se fossem construir da forma que estava prevista, quem iria sofrer é a população de Ambuitá. Aquela passagem só comporta um veículo por vez e, se for caminhão alto, sequer passa de um lado a outro. Isto sem mencionar que, quando chove, o local fica alagado”, destacou a prefeita, afirmando que foi idéia do vice-prefeito Jaci Tadeu uma nova configuração que privilegiasse a circulação de veículos e pedestres na região.

A alteração do projeto garantirá a ampliação desta passagem na continuação da avenida Prof. José Alexandre Crosgnac, que liga o bairro à rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva. “A passagem sob a linha férrea passa a ter sete metros de largura de via carroçável – para passagem de veículos – e 1,6 metro de largura de passagem de pedestres nos dois lados da pista. A passagem também terá altura de mais de quatro metros, permitindo a passagem de veículos mais altos”, explicou Jaci Tadeu.

O deputado Caramez também acusou a prefeita Ruth de propaganda enganosa, com relação às obras de instalação do coletor-tronco de esgotos. Para ele, o investimento foi feito pelo Governo do Estado quando, na realidade é trabalho conjunto entre Prefeitura, Governo Federal e a concessionária, com recursos federais. “Os recursos, no valor de R$ 87,8 milhões, vieram por meio do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), criado pelo presidente Lula, e vão garantir, até 2018, que todo esgoto coletado em Itapevi seja conduzido à Estação de Tratamento de Esgotos de Barueri”, disse Dra. Ruth.

O deputado também explorou o já muito gasto tema da Escola Técnica Estadual. Segundo o parlamentar, todas as cidades da região possuem a escola, menos Itapevi, em função da falta de interesse da administração municipal em firmar parceria com o Governo do Estado. Dra. Ruth rechaça. “Desde 2005, estamos lutando para ter a Escola Técnica na cidade. Já oferecemos diversas opções ao longo do tempo, que coubessem dentro da realidade do município, mas nenhuma das opções havia sido aceita pelo Governo até então. Neste ano, formalizamos a doação do imóvel do antigo Grêmio Santa Rita, onde o Governo do Estado – a partir de garantias do ex-governador José Serra – deverá construir e manter a escola”, destacou a prefeita.

Caramez também criticou a suposta falta de investimento da Prefeitura com relação à construção de creches na cidade declinando, inclusive, da participação em um programa estadual lançado recentemente. “O deputado está, mais uma vez, enganado, já que Itapevi manifestou interesse em incluir projetos de creche junto ao Governo Estadual. Mas ainda não há nada de concreto por parte do Estado. Por esta razão, só estamos contando com o Governo Federal, que já liberou a construção de uma creche no Jardim Alabama e deverá, nos próximos dias, autorizar obras de duas unidades no Parque Wey”, disse Ruth.

Relacionados