DRA. RUTH ASSINA CONVÊNIO PARA CANALIZAÇÃO DO RIO BARUERI-MIRIM

Ato garantiu para a cidade R$ 72 milhões em recursos do PAC-Drenagem

Lula_RuthA prefeita de Itapevi, Dra. Ruth Banholzer, firmou convênio com o Governo Federal e garantiu, assim, recursos para realizar a canalização do rio Barueri-Mirim, além da urbanização de seu entorno. O ato de assinatura foi realizado no dia 09, no Palácio do Burity, em Brasília, e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro das cidades, Marcio Fortes.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, os recursos conquistados pela Prefeitura são na ordem de R$ 72 milhões com contrapartida de 5% e fazem parte do chamado PAC-Drenagem. A verba será repassada a Itapevi através de Fundo Perdido. “Este convênio, firmado entre a administração municipal e a União, por meio do Ministério das Cidades, representará um enorme avanço para Itapevi. Mais uma vez o Governo Federal demonstra seu compromisso em melhorar a vida de nossa população, sempre através de um trabalho de cooperação com a Prefeitura”, comenta Dra. Ruth.

Também estiveram na cerimônia desta terça-feira o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira, e governadores dos 18 Estados que tiveram projetos contemplados pelo Pac-Drenagem.

Os projetos do Governo Federal para os municípios prevêem construção de redes e galerias de águas pluviais, dragagem e canalização de cursos de água, implantação de parques lineares e construção de reservatórios de amortecimento de cheias, conhecidos como “piscinões”, entre outras iniciativas.

Em Itapevi, as obras, que ainda não têm data prevista para início, deverão beneficiar milhares de moradores de bairros como Jardim Vitápolis, Vila Dr. Cardoso e Centro. “Além de contribuir para a qualidade de vida da população que mora no entorno, a canalização desse trecho do rio também deverá reduzir substancialmente o risco de enchentes no centro de Itapevi”, avalia Jaci Tadeu da Silva, vice-prefeito e Secretário de Desenvolvimento Urbano.

A cidade foi uma das 109 contempladas com recursos do PAC-Drenagem, que tem como objetivo a realização de obras de drenagem urbana e manejo de águas pluviais. A Prefeitura já concluiu o projeto-base que orientará as futuras ações de canalização e urbanização na cidade e nos próximos dias ele será encaminhado à Caixa Econômica Federal.

Barueri-Mirim
Erradicar as enchentes que durante décadas assolaram a cidade tem sido uma das propostas de Dra. Ruth. Desde 2005, equipes da Prefeitura promovem ações preventivas em diversos bairros de Itapevi. Um dos principais focos pode ser considerado o trecho do rio Barueri-Mirim que corta a cidade de Itapevi, passando por bairros como Jardim Dona Elvira e Jardim Vitápolis.

Trabalhos de desassoreamento com o objetivo de evitar novas cheias que tantos problemas trouxeram para os moradores no passado são realizados todos os anos, assim como campanhas de conscientização para a questão do lixo jogado no leito do rio. Apesar de todos os esforços da administração municipal, que tem contribuído para a redução substancial das enchentes, a canalização do rio Barueri-Mirim sempre foi vista como solução definitiva para o problema naquela região. Agora, com os recursos conquistados por Dra. Ruth, é apenas questão de tempo para torná-la real.

Relacionados