Dra. Ruth acompanha governador Alckmin na posse do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana

conselho_metropolitanoCom a presença da prefeita de Itapevi, Dra. Ruth Banholzer, de secretários estaduais e de outros 38 prefeitos da região, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, empossou o novo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande São Paulo, nesta terça-feira (20), no Auditório Ibirapuera, na capital paulista.

Segundo o Governo do Estado, o Conselho será o principal instrumento de deliberação sobre planos, projetos, programas, e obras estratégicas a serem executados na RMSP com recursos do Fundo de Desenvolvimento. Entre as áreas de atuação do colegiado, estão o planejamento, mobilidade urbana e sistema viário regional, habitação, saneamento ambiental, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social.

“São Paulo, em 1900, tinha 240 mil habitantes. Hoje a Grande São Paulo tem mais de 20 milhões de pessoas. Um crescimento populacional exponencial, e também um crescimento dos problemas. E problemas que extravasam os limites de uma cidade, que você tem que enfrentar de forma regional. Para evitar enchente no Mercadão, na capital, você faz piscinão em Mauá. Então, as soluções, são soluções metropolitanas e esse é o objetivo desse trabalho”, declarou Alckmin, durante a solenidade.

Representando o município de Itapevi, Dra. Ruth elogiou a iniciativa do governador Alckmin. “Há muitos anos, a Região Metropolitana de São Paulo vem sendo deixada de lado pelos representantes do Estado. E temos necessidades explícitas nas questões de saneamento básico, educação, saúde e segurança. É com satisfação que vejo essa investida do governador Alckmin e tenho certeza de que todas as autoridades municipais da região passarão a trabalhar em conjunto para a solução dos problemas inerentes às cidades do entorno a São Paulo”, afirmou Dra. Ruth.

Com a posse do Conselho da RMSP, que inclui representantes dos municípios, das secretarias estaduais e do legislativo paulista, será possível promover a cooperação articulada e integrada entre diferentes níveis de governo para garantir melhor aproveitamento dos recursos públicos, a utilização racional do território, dos recursos naturais, culturais, a proteção do meio ambiente e a redução das desigualdades regionais.

Relacionados