Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é celebrado em Itapevi

Campanha_Aids2010A Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Higiene e Saúde, nos dias 01 e 02, promoveu diversas ações na cidade em celebração ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, lembrado em 1º de dezembro.

Como forma de demonstrar o engajamento na campanha, um laço vermelho – visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a AIDS – foi colocado no Paço Municipal, na sede da Câmara e no prédio da Secretaria de Higiene e Saúde.

Na quarta-feira (01), os alunos da escola Estadual Padre Romeu Mecca receberam a visita de uma equipe de agentes da saúde, que encenaram uma peça teatral aos adolescentes e pais que estavam presentes. A encenação teve como objetivo conscientizar os jovens de que o uso do preservativo é o caminho mais seguro para se proteger da AIDS. Além disso, os alunos participaram de uma oficina na qual puderam trocar ideias, experiências e esclarecer dúvidas sobre sexualidade e outras doenças sexualmente transmissíveis.

A Prefeitura realizou também ações na Unidade de Saúde da Família de Ambuitá. Os  agentes ofereceram oficinas educativas aos pacientes da unidade com a distribuição de materiais e brindes. Eles organizaram ainda, uma caminhada pelo bairro e centenas de folhetos e  preservativos foram entregues aos munícipes.

Para reforçar a celebração, os funcionários da Secretaria de Higiene e Saúde usaram durante todo o dia uma camiseta exclusiva da campanha e o secretário da pasta, dr. Sidney Sepulcre, recebeu o vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva, que esteve no local representando a prefeita Dra. Ruth Banholzer. “Nos mobilizamos para oferecer ao munícipe o máximo de informação, frisando que a prevenção sempre é o melhor remédio. No entanto, nossa luta contra a doença é diária e, desta forma, nossos agentes de saúde estarão sempre  disponíveis para atender a população de Itapevi”, declarou o secretário.

Na quinta-feira (02), os pacientes que se tratam na UBS Rainha participaram de um café-da-manhã com o objetivo de celebrar a data de combate à doença e promover a integração entre eles. 

A prefeita Dra. Ruth Banholzer, que também é médica, disse que muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre os riscos de contágio, e a informação, conscientização e, principalmente, a prevenção, são os maiores aliados na luta contra a proliferação da doença. “Devemos fazer desta celebração um momento de reflexão, e é preciso que a população tenha a consciência de que a AIDS atinge qualquer pessoa que tem vida sexual ativa e não se protege”, finalizou Dra. Ruth.

 

Relacionados