Dia da Luta Antimanicomial mobiliza profissionais da saúde e pacientes em Itapevi

dia_luta_antimanicomialProfissionais da saúde de Itapevi participaram de atividades relacionadas ao Dia da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio em todo o país.

Palestras e atividades esportivas e culturais marcaram as ações realizadas durante a semana e envolveram os usuários dos serviços do CAPS – Espaço Conviver (Centro de Atenção Psicossocial) do município.

Durante a programação, entre a quarta-feira (16) e a sexta-feira (18), o público teve acesso a apresentações culturais de dança do ventre, violino, coral de usuários e profissionais do CAPS, e a peça de teatro ‘Tá todo mundo louco’. Na quarta-feira, os pacientes do CAPS – Espaço Conviver participaram de um mini-torneio de futsal, que envolveu também atletas das cidades de Jandira e Carapicuíba. O evento denominado Encontro Intercaps de Futsal, aconteceu no ginásio do Complexo Desportivo Educacional João Salvarani e contou com a presença de dezenas de pessoas.

Já na sexta-feira, o psiquiatra do CAPS e da UBS Jardim da Rainha, dr. Luiz Otávio Ramirez, apresentou ao público formado por pacientes e moradores da cidade, um histórico da luta antimanicomial no Brasil. Segundo o profissional, a luta é um movimento formado por profissionais da saúde que perceberam que o conceito manicomial existente é obsoleto e não representava a solução para as doenças. “Os manicômios fugiram da idéia inicial de tratamento, que é a reabilitação dos pacientes. Muitas dessas clínicas tornaram-se depósitos de loucos e com muita luta, ao longo dos últimos vinte anos este quadro vem sendo revertido no Brasil”, destacou o médico.

O secretário de Higiene e Saúde, dr. Sidney Sepulcre, acompanhou a abertura da atividade e falou sobre o investimento em saúde mental em Itapevi. “A partir de 2006, a prefeita Dra. Ruth determinou a descentralização do ambulatório de Saúde Mental da Prefeitura, criando o ‘Espaço Conviver’, simbolizando um grande avanço no tratamento dos transtornos mentais. Hoje temos um espaço no qual os pacientes dispõem de atendimento humanizado e qualificado por parte dos nossos profissionais”, destacou o secretário.

O ‘Espaço Conviver’ funciona como um hospital-dia, ou seja, os pacientes com transtornos psiquiátricos graves vão à unidade pela manhã, onde recebem o café da manhã, fazem consulta, recebem medicação, fazem terapia, almoçam, continuam as atividades, recebem o café da tarde, e, no final do dia, voltam aos seus lares para o convívio com suas respectivas famílias. Cerca de 8.700 pessoas são beneficiadas em Itapevi através de tratamento realizado pelo Serviço de Saúde Mental. Desse total, 84 fazem tratamento na unidade, e todos recebem medicamentos gratuitamente.

Relacionados