Dia D da Multivacinação contra a gripe em Itapevi será no sábado (13)

Ação faz parte da campanha iniciada no final de março com objetivo de ampliar a cobertura vacinal para combater o vírus da influenza

Para imunizar a maior quantidade de pessoas possíveis, a Prefeitura de Itapevi realiza, das 8h às 16h deste sábado (13), o Dia D da vacinação contra a gripe (influenza) destinado a crianças entre 6 meses e 5 anos, gestantes, mulheres puérperas (período pós parto), pessoas com deficiência, idosos com mais de 60 anos e pessoas em situação de rua.

A ação será realizada em todas as unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs) da rede municipal, dentro da meta do Ministério da Saúde que é atingir 90% de imunização do público-alvo que deve ser vacinado.

Com intuito de agilizar o fluxo de pacientes durante o Dia D, funcionários da Saúde vão distribuir senhas até as 15h.

Para ser vacinada, a pessoa que faz parte do público-alvo deve comparecer a qualquer unidade de saúde do município com um documento que tem foto e o CPF (RG ou CNH). Também é preciso levar o cartão do SUS e a carteira de vacinação. 

Campanha em andamento

A campanha de vacina contra a influenza começou no fim de março em todas as unidades de saúde da cidade. A imunização é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a gripe durante o período de maior circulação dos vírus, que acontece principalmente no inverno. O imunizante diminui as chances de agravamento da doença e o número de óbitos causados por ela.

O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h. Nas unidades do Vitápolis, Parque Suburbano e Jardim Rainha a imunização acontece até as 18h. Esta ação visa ampliar ainda mais os índices de pessoas imunizadas para alcançar aqueles que não podem comparecer aos postos de atendimento durante os dias da semana.

Sobre a influenza

A influenza, popularmente conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda de alta transmissão que afeta o sistema respiratório. A doença pode gerar sintomas mais graves e levar a óbito, principalmente em pessoas que apresentam fatores ou condições de risco como lactentes, crianças, gestantes, idosos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, entre outras condições.

O período de desenvolvimento do vírus no corpo humano é de cerca de dois dias. A transmissão ocorre principalmente em ambientes fechados e de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala de uma pessoa infectada. O vírus pode também ser passado por meio do contato direto ou indireto com secreções respiratórias e ao tocar superfícies contaminadas e, em seguida, os olhos nariz ou boca.

Os principais sintomas são a febre, que dura em torno de três dias, dores de cabeça, dores musculares, dor de garganta e fadiga. Com a progressão da doença, sintomas respiratórios, como a tosse, se tornam mais evidentes.

Relacionados