A concorrência para conseguir um emprego, na região Oeste, está grande. Mais de 190 mil pessoas, de cidades dessa área, estão inscritas no Emprega São Paulo – ferramenta eletrônica gratuita do governo do Estado, que encaminha candidatos para os postos de trabalho.
E, desse total, 35 mil conseguiram colocação no mercado desde agosto de 2008, quando o portal entrou no ar e passou a ser utilizado pelos PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador), onde é feito o encaminhamento.
Com o maior número de inscritos, 62 mil, a cidade de Barueri também foi a que mais empregou no período. Cerca de 11 mil vagas foram preenchidas por trabalhadores no município. Em seguida, aparece Carapicuíba, com 40 mil inscritos e 8 mil colocados.
Cotia registrou a terceira maior demanda por vagas da região. No município, 4 mil dos 28 mil inscritos ocupam hoje postos de trabalho.
O segundo maior número de pessoas empregadas, atrás somente de Barueri, está em Santana de Parnaíba, que teve o melhor desempenho da região Oeste. Com duas unidades do PAT, a cidade empregou 10 mil dos 18 mil inscritos.
Já o pior desempenho ficou com Osasco. Das 28 mil pessoas a procura de emprego no município, 308 alcançaram seu objetivo.
Assim como Osasco, as cidades de Itapevi e Jandira também não tiveram números muito animadores. A primeira registrou 7 mil interessados e 62 vagas preenchidas; enquanto a última aparece com 4 mil inscritos e 62 empregados.
Atualmente, a oferta de vagas na região é de 2,3 mil postos para todos os níveis de escolaridade e diversos setores da economia, com destaque para a Indústria e os Serviços, incluindo operador de telemarketing, trabalhador da manutenção de edificações, vendedor, alimentador de linha de produção, armazenista e atendente de lanchonete.
Quem quiser se candidatar deve acessar o site www.empregasaopaulo.sp.gov.br, fazer login e informar os dados solicitados. Outra opção é comparecer a um PAT com RG, CPF e carteira de trabalho.