Cotia é um dos municípios citados por Vedoim

Ambulancia-7376851Do Cotia todo dia

Segundo reportagem de Catarine Piccione para o “Olhar Direto”, jornal eletrônico de Cuiabá, pelo menos oito cidades de Mato Grosso e mais uma lista com outros 33 municípios foram beneficiados com recursos provenientes de emendas parlamentares acertadas pelo empresário Abel Pereira para favorecer a máfia das ambulâncias, na época em que o atual prefeito de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB), era ministro da Saúde. Esta lista de municípios teria sido indicada pelos Vedoim a Pereira, cujo contato direto era com o próprio Negri. Cotia é um dos municípios citados nesta lista.

Em seu depoimento, e ainda segundo a reportagem, Vedoim reforçou que o esquema, em algumas das prefeituras listadas, era operado em acordo com os parlamentares autores da emenda Revelada pela primeira vez pelos Vedoin em uma entrevista à revista “Isto É”, a atuação de Pereira junto ao Ministério da Saúde garantiu a liberação de aproximadamente R$ 3,5 milhões. Dos 117 inquéritos abertos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), 87 dizem respeito à participação de congressistas na máfia das ambulâncias e 30 já apuram o envolvimento de prefeitos nas fraudes que levaram o erário público a um rombo estimado inicialmente em R$ 110 milhões.

Em março de 2002, a prefeitura de Cotia divulgou nota informando a entrega de 12 ambulâncias para a Secretaria de Saúde: 6 veículos foram destinados à Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica e uma UTI Móvel. Os veículos eram equipados com rádios fixos e HT para o motorista e a UTI é equipada com monitor cardíaco, desfibrilador, respirador, oxímetro de pulso, aspirador de secreções e bomba de infusão.

O que diz a prefeitura de Cotia

A Prefeitura de Cotia diz que nunca teve nenhum tipo de contato com o empresário Abel Pereira e que a única ambulância adquirida foi através de emenda do deputado Cláudio Magrão. Esclarece ainda que a mesma já foi vistoriada “in loco” pelo Ministério da Saúde, que não fez nenhum parecer contrário à esta aquisição.

Outro depoimento

Na última sexta-feira, o empresário Darci Verdoim, pai de Luiz Antonio Trevisan Vedoin, confirmou, em depoimento à Justiça Federal de Mato Grosso, que Abel Pereira – suposto amigo do ex-ministro da Saúde, Barjas Negri – intermediou recursos provenientes de emendas parlamentares para favorecer a máfia das ambulâncias na época em que Negri estava no governo.

Investigação

A CPI dos Sanguessugas vai responsabilizar prefeitos e ex-prefeitos por licitações fraudulentas abertas para a compra de ambulâncias superfaturadas da Planam.
Paralelamente à investigação criminal e parlamentar, da Polícia Federal e CPI, estão sendo feitas, em todo o país, auditorias na papelada dos municípios contemplados com emendas de ambulâncias da Planam.

O trabalho é uma parceria do Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU) e Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS).

Estão em andamento na PF 70 inquéritos em que os acusados são prefeitos e ex-prefeitos.
Os relatórios estão previstos para o final de outubro e vão apontar quais prefeitos assinaram contrato com a Planam mediante licitações fraudulentas, se essas ambulâncias foram de fato adquiridas e qual é o estado físico delas.

Relacionados