Parnaíba assina termo que cobra agilidade no processo de tombamento do município

Boreli-7378781Nesta quarta-feira, 25 de outubro, o prefeito de Santana de Parnaíba, Benedito Fernandes, se reuniu com o Superintendente da Regional São Paulo do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o arquiteto Victor Hugo Mori. O encontro foi intermediado pelo vereador Oswaldo Boreli, um dos maiores defensores do tombamento nacional para a cidade.

Quando ocupava o cargo de Secretário da Cultura e Turismo de Santana de Parnaíba, em 2002, na administração de Silvinho Peccioli, Boreli deu início ao processo de tombamento nacional protocolando junto à entidade uma vasta documentação sobre a cidade. Ainda em 2002 Boreli encaminhou ao IPHAN um abaixo assinado com mais de 70.000 (setenta mil) assinaturas de cidadãos que vivem e trabalham na cidade, endossando seu pedido.

Em agosto de 2006 Boreli se encontrou com Victor Hugo para tratar do processo de tombamento nacional de Santana de Parnaíba. Na ocasião o arquiteto afirmou o material recebido pelo IPHAN é excelente, faltando apenas detalhar melhor alguns imóveis do conjunto arquitetônico.

Na reunião desta semana, articulada por Boreli, o prefeito Benedito Fernandes e o Superintendente do IPHAN, Victor Hugo decidiram pela assinatura de um Termo de Cooperação Técnica a fim de agilizar os levantamentos necessários para que Santana de Parnaíba seja declarada e instituída Patrimônio Nacional do Brasil.

Patrimônio Imaterial

Na reunião também foi discutido o Tombamento do Patrimônio Cultural Imaterial de alguns eventos em Santana de Parnaíba.

A Unesco define como Patrimônio Cultural Imaterial as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas e também os instrumentos, objetos, artefatos e lugares que lhes são associados.

O Patrimônio Imaterial é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.

O tradicional Bloco Grito da Noite, (grupo folclórico de origem negra) que sempre abre oficialmente o carnaval da cidade seria o primeiro dos eventos culturais de Santana de Parnaíba a ser analisado e registrado com Bem Cultural de Natureza Imaterial no IPHAN.

Visita a Capela do Surú

Após a reunião com o Prefeito, a pedido do arquiteto Victor Hugo, Boreli acompanhou o Superintendente em uma visita a Capela do Surú. Victor Hugo tirou diversas fotos do local.

Relacionados