Cooperativa de Reciclagem de Itapevi recebe investimentos de mais de R$ 100 mil do Banco do Brasil

investimento_reciclagemA Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Itapevi (CMR Itapevi), entidade que conta com apoio da administração municipal Dra. Ruth – Jaci Tadeu, vai receber investimentos de mais de R$ 100 mil por parte do Instituto Banco do Brasil.

Os recursos foram apresentados à entidade durante evento na manhã desta quarta-feira (14), no auditório Darcy Ribeiro, na sede da Secretaria de Educação e Cultura.

A presidente da Cooperativa, Rosa Maria Araújo Santos, conta que enviou ao Instituto Banco do Brasil toda documentação da entidade, desde seu alvará de funcionamento até seu quadro de funcionários, que, hoje, é composto por 20 coletores, para solicitar investimentos. O projeto foi aprovado pela Fundação, que reverteu ao grupo a contribuição financeira, que deverá ser utilizada na melhoria das condições de trabalho dos cooperados.

“O Banco do Brasil é um banco preocupado com a sustentabilidade a longo prazo de cidades e empresas de nosso país, procurando trabalhar com pessoas comprometidas com aquilo que fazem. Muitas vezes, em fechamento de negócios, somos questionados por órgãos competentes internacionais sobre quais os investimentos que temos aplicado dentro do quesito sustentabilidade. E a Cooperativa Itapevi teve aprovação no projeto que nos foi enviado”, falou o gerente de governo do Banco do Brasil, José Carlos Ferreira, acompanhado do gerente geral da agencia Banco do Brasil Itapevi, Gilberto Galvão, e do gerente de desenvolvimento sustentável da Fundação Bando do Brasil, Cláudio Russoni.   

A prefeita Dra. Ruth Banholzer, acompanhada do vice-prefeito Jaci Tadeu, disse que o benefício será de grande valia para o trabalho de reciclagem e isso aumenta o nível de sustentabilidade municipal. “Cada ação consciente realizada pelas pessoas, como não jogar lixo e entulho nas ruas, por exemplo, são convertidos em benefícios para elas mesmas. A população tem que entender, e fazer por onde também, que a sustentabilidade é o melhor caminho para garantirmos um futuro para todos”, disse Dra. Ruth.

O vice Jaci Tadeu disse que no início do mandato de Dra. Ruth, em 2005, Rosa Maria procurou a administração municipal para conseguir melhores condições de trabalho aos seus funcionários. Jaci disse que a administração não hesitou em possibilitar algumas modificações.

“A Cooperativa estava toda desorganizada. Regularizamos os papéis e encontramos um local apropriado, na época, para a execução das atividades, que hoje já se encontra pequeno devido à demanda de serviço. Quando vemos estas pessoas carregando aqueles sacos enormes, temos que agradecê-las, e muito, pelo serviço que estão fazendo. Eles são heróis. É a consciência que muitos não têm. Que isso possa servir de exemplo para outros municípios.”, disse Jaci Tadeu.

Também estiveram presentes na reunião o secretário de Meio Ambiente, Evangelista Azevedo Limas, o secretário de Habitação, Francisco Eleutério de Abreu, o chefe de Gabinete, Dorval Rodrigues Filho, os vereadores Fláudio Azevedo Limas, Paulo Rogiério de Almeida (Profº Paulinho) , Adilson Peres e Julio Cesar Portela, o diretor do Departamento de Cultura, Fábio Andrade, o comandante da 3ª CIA do 20º Batalhão da Policia Militar, Ângelo Moitinho, o representante da Associação Comercial e Industrial de Itapevi – ACITA, Hermógenes Sant’anna, membros da Cooperativa Reciclável, e membros a imprensa regional.

A Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, contribui com a Cooperativa de Reciclagem, efetuando o pagamento do aluguel do galpão da industria, além de  despesas fornecidas como contas, caminhão de coleta e manutenção. A Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Itapevi fica na av. Leda Pantalena, 650, Vila Santa Rita, e o telefone para contato é 4205-0735.

Relacionados